logo

Paixão de Cristo em Macaé começa nesta quinta-feira

19/04/2011 10:57:12 - Jornalista: Andréa Pessanha*

Foto: Rui Porto Filho

Espetáculo já é tradição na Semana Santa

O espetáculo da Páscoa, data em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, será encenada em Macaé na praia da Imbetiba, a partir desta quinta-feira (21) até o próximo domingo (24), às 20h, na praia de Imbetiba, sempre a partir das 20h. Este ano, a Fundação Macaé de Cultura está contando a história através de uma versão contemporânea, tendo como cenário uma colônia de pescadores.

A peça - intitulada "A história de Christo" - tem a duração de aproximadamente 60 minutos, com a participação de 40 atores. A encenação é uma produção do grupo “Faz e Conta Produções Artísticas Culturais” . A concepção do espetáculo está fundamentada à metáfora dita por Cristo a seus seguidores - “Eu os farei pescadores de homens” - na qual a história se centrará na figura e na doutrina de Jesus, de forma direta e precisa como a sua proposta de criar uma nova filosofia. Jesus viverá seus últimos dias em uma colônia de pescadores com seus seguidores, gente simples que vivia da pesca, assim como ele.

- A Paixão de Cristo é uma das atividades da Fundação que mais requer dedicação, pois envolve muitas pessoas e temos a preocupação de atender aos apelos da população com relação ao local. Este ano disponibilizamos 600 cadeiras para o público ficar mais confortável. Estou apostando muito no grupo e acho que vamos ter um espetáculo belíssimo, ressalta a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, acrescentando que todo o casting do espetáculo é macaense.

De acordo com o diretor do espetáculo, Márcio Gonçalves, o objetivo da encenação é trazer essa mesma história do bem e do mal contada a milhares de anos atrás de um modo contemporâneo, ou seja, não é apenas contar o que aconteceu, e sim mostrar uma outra filosofia de vida em relação à humanidade.

- Minha proposta foi eliminar a questão da violência do espetáculo, para não causar uma agressão visual aos expectadores, que é justamente uma nova versão contemporânea para o nível estético. Queremos também fugir da referência antiga das batas pesadas, utilizando um figurino com todas as cores, formas e texturas da costa brasileira, que serão elementos de inspiração para a criação visual dessa montagem, explicou o diretor.

O elenco do espetáculo é formado por Márcio Penna (Cristo); Lúcia Souto Maior (Maria); Fabrício Bittencourt (Pedro); Marcelo Athaualpa (João); Roberto Martins (Judas); Fernando Lima (Mateus); Sidney Santos (Bartolomeu); Felipe Barcelos (Tiago Maior); Mardoni Muros (Tiago Menor); Jovane Ramalho (André); Douglas Gambaro (Felipe); Artur Silva (Tomé); Lúcio Medina (Tadeu); Jô Valdez (Simão); Érika Mendes (Madalena); Cadu Ângelo (Caifas); Diogo Aviles (Anais); Felipe Ximenes (Sacerdote); Aldebaran Bastos (Pilatos); Leonardo Moreira (Herodes); Uriara Maciel (Diabo); Ava Bandeira (Verônica); Sandra Lima (Marta); Cássia Gomes (Serva); Direção Geral (Márcio Gonçalves); Assistente de direção (Beth Souto Maior); Direção de produção (Tiago Gonçalves); Produção (Alexandra Ferraz, Bel Gonçalves e Jonny Alcivar); Cenário/Figuro (Marcos Leonardo); Produção de Elenco (Felicia Pais); Direção Musical (Adriano Peixoto); e Coreografia (Alexandra Gripp).

* Com Eloísa Seady