Foto: Bruno Campos
Expectativa é que mais de 10 mil pessoas assistam ao espetáculo que se tornou uma tradição no município.
Cerca de 60 pessoas, entre artistas, cenotécnicos, iluminadores, contra-regras, estão trabalhando para que a apresentação da Paixão de Cristo seja mais um sucesso. Promovido pela Prefeitura de Macaé através da Fundação Macaé de Cultura, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas assistam ao espetáculo que se tornou uma tradição no município.
As apresentações começam nesta quinta-feira (5) prosseguindo até domingo (8) no cenário montado da Praça Washington Luis, sempre às 20 horas, permitindo que o público acompanhe cada cena como se fizesse parte da história.
Este ano, a Paixão de Cristo será focada no princípio: “Amai-vos uns aos outros”, onde Jesus se mostrará muito humano, tentando através das emoções chegar ao coração de todos. “O espetáculo será inovador, mas respeitando a história da Bíblia, que afinal de contas é a grande referência da vida de Jesus”, explica o ator e assistente de arte, Fernando Claussen.
Com uma bagagem artística proveniente da Casa das Artes de Laranjeiras no Rio de Janeiro, Márcio Penna se prepara para encenar a quarta Paixão, tendo atuando duas vezes como Herodes e agora sobe ao palco pela segunda vez consecutiva, encenando o papel mais cobiçado do espetáculo: Jesus Cristo.
- É claro que o coração anda disparado, mais estamos tendo uma reparação fantástica da direção, isso nos deixa mais seguro. Este ano, o Jesus passeia por todas as emoções humanas, inclusive a ira, como um verdadeiro mortal. O espetáculo está mexendo muito com a minha sensibilidade, não tem como não se emocionar. Desde que comecei a ensaiar não tem um dia que não me emociono, frisa o ator.
Paulo Marcos de Carvalho, diretor do espetáculo ressalta que esta versão da Paixão de Cristo mostrará o Demônio – uma personagem sempre muito marcante nas outras interpretações -, sendo interpretado por seis bailarinos. “Na minha visão o Demônio se refere mais as vozes interiores que atormentada ao ser no momento da angústia, do que uma intervenção externa”, ressalta Paulo.
Ele acrescenta ainda que o espetáculo mostrará um refinado recurso de projeção em alta escala, posicionando ao fundo do palco um telão que exibirá os cenários da trama. “É um recurso inovador e nunca usado nas outras edições, acho que o público vai gostar muito”, avalia o diretor.
Sheila Polly, presidente da Fundação Macaé de Cultura, salienta o prazer em realizar a Paixão de Cristo.
- É uma das principais oportunidades que o município oferece para os atores locais exibirem seus talentos e serem remunerados pelo seu trabalho. Este é um espetáculo já tradicional no município e que a cada ano se apresenta com uma nova leitura, com utilização de recursos mais modernos, mas nunca sem perder a veia tradicional e religiosa que exige sua história, comentou
Ficha Técnica:
Direção – Paulo Marcos de Carvalho
Assistência de Direção – Elisabeth SoutoMaior
Produção Executiva – Débora Magalhães
Assistência de Produção – Gabrielli Leite
Coordenação de Elenco – Felícia Pais
Assistência de Arte – Fernando Claussen
Coreografia – Nina SoutoMaior
Sonoplastia – Adriano Peixoto
Iluminação – Roberto Martins
Cenografia – Frederico Guedes e Maicon Botelho
Figurinos – Carlos Teixeira
Contrarregragem – Jorge Bastos, José Bispo de Morais e Rogério Anchieta
Camarins – Bel Cruz, Isa Lima e Sonia Sueli
Maquiagem – Carlos Daumas, Fabrício Rangel e Júlio Cezar
Elenco:
Jesus – Márcio Penna
Maria – Miliane Bodnarasec
Herodes – Leonardo Moreira
Herodíades – Cassia Gomes
Pilatos – Fernando Claussen
Salomé – Carol Toledo
Judas – Marcelo Atahualpa
Fariseu – Felipe Ximenes
Escriba – Alexys Glatard
Caifás – Fabrício Bittencourt
Hanan – Jovane Ramalho
João Batista – Paulo Barbeto
Marta – Sandra Lima
Madalena – Érica Mendes
Pedro – Douglas Gambarô
João – Erick Tuller
André – Jonathan Rangel
Tiago Maior – Suleander Zahn
Tiago Menor – Davi de Morais
Tadeu – Lucio Medina
Tomé – Jo Valdez
Bartolomeu – Everton Duarte
Felipe – Fagner Martins
Simão – Alexandre Scaldini
Mateus – Artur Silva
Verônica – Dani Cris
Guarda 1 (Centurião) – Gustavo Manhães
Guarda 2 – Públio Bastos
Guarda 3 – Danillo Martins
Guarda 4 – André Gustavo
Bailarinos: Kívia Carino, Rebeca Dantas, Amaury Bacelar, Felipe Matos, Vanderlei Neto, Leonardo Diniz, Carlos Pedro, Samara Luíza e Gabrielle Pinto.