Palestra 'Dialogando com o Cliente' abre mês do empreendedorismo feminino

03/11/2023 11:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Programação continua no dia 6, com novas palestras

O dia 19 de novembro é dedicado ao empreendedorismo feminino e, para celebrar a data, a Secretaria de Políticas para as Mulheres preparou uma programação durante todo o mês. Nesta quarta-feira (1º), a advogada e servidora pública Júlia Holst explicou sobre os direitos e deveres do micro e pequeno empreendedor. Em seguida, foi a vez do orquidófilo Maycon Gomes com o tema “Como cativar e fidelizar o cliente”.

Ao iniciar a palestra, Júlia Holst distribuiu aos participantes um exemplar de bolso do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Entre outros assuntos, a advogada abordou a questão da precificação, e destacou as novas formas de pagamento, como o pix e a política de troca.


“Tudo precisa ser muito claro para o consumidor. Para a questão da troca, por exemplo, o estabelecimento deve colocar um cartaz informando sobre prazo, quais peças são passíveis de troca ou não”, esclareceu.



Em seguida, foi a vez do orquidófilo Maycon Gomes, que abordou as áreas de foco importantes para o empreendedor.


"É fundamental ter o total conhecimento do seu produto para desenvolver estratégias vencedoras que te coloquem à frente da concorrência. E ouvir sempre o cliente ", ressaltou.



A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, apontou a importância do empreendedorismo feminino para o mercado.


"Sabemos que existem muitos obstáculos no caminho das mulheres que buscam abrir seu próprio negócio. A nossa programação de novembro foi pensada de forma que todos saiam inspirados pelas histórias de muito trabalho, dedicação e conquistas", comentou.



O Brasil está entre os 10 países com maior número de empreendedoras no mundo, segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor 2021. De acordo com levantamento do Sebrae, em 2022, mais de 10 milhões de mulheres eram donas de seus próprios negócios.

A programação do Novembro Empreendedor continua nesta segunda-feira (6) com o tema "Falando sobre tipos de empreendedorismo", com participação da fotógrafa Aline Prado, da empresária Izabel Tunas e da engenheira civil Tatiana Moares, a partir das 14h. O evento acontece no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres.


Fotos Relacionadas