Foto: LAcosta
Tecnologia que é inédita no Brasil foi trazida pela Prefeitura de Macaé
Instalado nesta quarta-feira (12), numa unidade móvel na Praça Washington Luiz, o “Papa Lâmpadas”, dispositivo que quebra e tritura as lâmpadas fluorescentes em questão de segundos, separando o gás de mercúrio e outros contaminantes que agridem a saúde ambiental, já está funcionando.
A tecnologia que é inédita no Brasil foi trazida pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente (Semma), para dar continuidade à ação de eliminação dos resíduos nocivos e dar um destino final para esse tipo de lixo.
- Estamos permanentemente promovendo ações voltadas para a preservação e recuperação do meio ambiente e a reciclagem dos resíduos é uma delas. Na campanha de coleta voluntária das lâmpadas fluorescentes usadas, nós buscamos a parceria do Idea Cíclica - Instituto para Desenvolvimento Ambiental e Tecnológico, pois eles dispõem do Papa Lâmpadas que recicla os resíduos em questão de segundos e nós precisamos descontaminar o nosso ambiente – assegurou o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.
Como a campanha é de cunho voluntário para que o cidadão consciente contribua e evite os impactos ambientais em nosso município, o Papa Lâmpadas irá permanecer na praça no horário comercial (8 às 18h) e vai até as 12h desta sexta-feira (14).
Operação “Papa Lâmpadas” – Atualmente, o Papa Lâmpadas é a maneira segura e eficiente de descartar lâmpadas fluorescentes da natureza, porque através de um sistema de remoção de vapores, utiliza filtros de carvão ativado para bloquear as micro-partículas, pó fosfórico e capturar os gases perigosos do mercúrio.
- Para se ter uma ideia em um dia de trabalho o equipamento processa oito mil unidades. A tecnologia em prol do meio ambiente ambiental é feita em parceria com a Naturalis Brasil e desde 2007 o Idea Cíclica do Instituto para o Desenvolvimento Ambiental e Tecnológico tem operado no Rio de Janeiro –, ressaltou Marco Ribeiro, do Instituto.
Vantagens do processo – Além de liberar mercúrio, a lâmpada fluorescente quebrada pode lançar na natureza outros resíduos como o alumínio, pó do vidro, latão e o plástico isolante, contaminam o solo e as águas, atingindo as cadeias alimentares, sendo a principal via de intoxicação dos seres humanos. Por isso, há a necessidade da reciclagem do resíduo.
Ribeiro contou que antes, esse tipo de resíduo era transportado para o sul do país e agora, o processo de descontaminação do meio ambiente pode ser feito dentro das empresas que prestam serviço de segurança e saúde ambiental e até em praça pública como em Macaé. Ele explicou que após ser triturada, a lâmpada fluorescente, um produto perigoso da classe I se transforma em resíduo não perigoso classe II.
Com o vapor do mercúrio absorvido pelos filtros de carvão ativado, os outros contaminantes com o alumínio, o pó do vidro, o latão e o plástico isolante são levados para a reciclagem.
O Idea Cíclica - Instituto para Desenvolvimento Ambiental e Tecnológico é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) voltada para a promoção de ações destinadas à preservação e recuperação do meio ambiente, para a reciclagem dos resíduos.