Foto: Tiago Ferreira
Jogadores estão unidos na busca pelo título do Troféu João Ellis Filho
A situação era dramática. Com os quatro pontos conquistados na Taça Guanabara, o Macaé Esporte entrou na Taça Rio ameaçado pelo rebaixamento. O Alvianil ainda estreou com duas derrotas no returno e, depois disso, iniciou uma arrancada que o credenciou à final do Troféu João Ellis Filho contra o América neste domingo (18), às 13h30, no Maracanã, na preliminar de Flamengo e Botafogo, que decidem a Taça Rio.
Nos seis jogos restantes do returno do Campeonato Carioca, o Macaé somou 10 pontos e, com a quarta colocação do Grupo B, afastou-se definitivamente da zona de perigo e garantiu vaga nas semifinais do Torneio João Ellis Filho. E o passaporte à decisão foi carimbado com a vitória de 1 a 0 sobre o Bangu, em pleno estádio de Moça Bonita. Já o América conseguiu sua vaga ao bater o Boavista por 3 a 1, no Giulite Coutinho.
- E o nosso objetivo é justamente este: coroar a campanha de reabilitação que tivemos na Taça Rio com a conquista do Troféu João Ellis Filho. Os que não chegaram o chamam de Torneio de Consolação, mas para o Macaé não tem nada disso. Até porque vivemos de conquistas - disse o técnico Dário Lourenço, que tem quatro vitórias, um empate e duas derrotas no comando do Alvianil Praiano. O aproveitamento é de 61,9%.
E todos no Macaé Esporte esperam em um duelo equilibrado contra o América. Prova disso é a igualdade no retrospecto geral de confrontos entre os dois clubes: uma vitória para cada lado. Em 2008, o Alvianil venceu por 1 a 0, no Cláudio Moacyr. E, na Taça Guanabara deste ano, os Diabos ganharam por 3 a 2, em Campos. Já nesta partida no Maracanã, caso ocorra empate no tempo normal, o título será decidido nos pênaltis.
Técnico deverá repetir
formação da semifinal
Sem problemas de suspensão e de ordem médica, o técnico Dário Lourenço deverá mandar a campo a mesma formação utilizada na semifinal contra o Bangu. No treino realizado na sexta-feira (16), em Rio Dourado, ele treinou exaustivamente o posicionamento tanto dos atacantes quanto dos zagueiros nas bolas alçadas sobre a área. Além disso, durante toda a semana, os jogadores treinaram cobranças de pênaltis.
- O campeão pode ser definido nas penalidades e precisamos estar preparados para todas as situações. O nosso grupo está focado e merecemos ser coroados com a conquista deste título. O Macaé tinha sonhos maiores neste Carioca, mas infelizmente as coisas não saíram como nós pretendíamos. Respeitamos o América, só que vamos lutar até o fim por esta taça - concluiu o volante André Gomes, artilheiro do Macaé com nove gols.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA X MACAÉ
Data/Hora: 18/04/2010 – 13h30
Local: Maracanã
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Marcelo Braz Mariano e Silbert Faria Sisquim
>> América: Roberto; Claudemir, Fábio Braz, Luciano Almeida e Gerson; Mael, Joziel, Bruno Reis e Jones Carioca; Adriano e Daniel Morais. Técnico: Gabriel Vieira
>> Macaé: Lugão; Fred, Ricardo, André e Bill; Gedeil, Marciel, André Gomes e Norton; Raphael Aguiar e Anderson. Técnico: Dário Lourenço.