Parceria com UFRJ ampliará controle de qualidade no Mercado de Peixes

19/11/2015 10:34:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Itens comercializados recebem rigoroso controle, garantindo segurança aos consumidores

Para oferecer um pescado saudável e de qualidade aos consumidores, seguindo sempre as normas de segurança alimentar, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo firmou nova parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- Campus Macaé).

A gerente de Qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtali, explica que já existe um trabalho conjunto com a universidade, voltado para o monitoramento da qualidade do pescado. Duas vezes por semana, os bolsistas fazem a avaliação de conformidade higiênico-sanitária, verificando a temperatura do pescado, as condições de higiene, da estrutura do box, dos manipuladores e utensílios.

- Todos os dados são colocados em uma planilha, para compor o banco de dados que irá gerar indicadores de qualidade dos produtos comercializados no mercado, visando a segurança dos mesmos, para o consumo - disse, acrescentando que hoje o trabalho de verificação do pescado analisa os aspectos sensoriais (cor, textura e odor) e temperatura, mas com a ampliação da parceria também será garantida a qualidade microbiológica do produto.

A nova parceria irá ampliar o controle de qualidade do pescado vendido no Mercado de Peixes. Segundo a professora e Coordenadora do Projeto de Qualidade do Pescado da UFRJ, Laís Buriti, nesta nova fase será feita a análise laboratorial de controle de qualidade microbiológico.

A professora de Controle de Qualidade de Alimentos da UFRJ, Ingrid Annes, acrescentou que a próxima etapa é conseguir junto à Agência de Fomento a viabilidade técnica do projeto. Ela explica ainda que após definição dos pontos de coleta das amostras, os materiais serão levados para o laboratório da UFRJ (Polo Ajuda), para análise e detecção de microorganismos contaminantes. "Este trabalho será importante para avaliar a qualidade higiênico-sanitária dos produtos vendidos no mercado, como também um local de conhecimento", frisou.

Para a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, esta é mais uma ação de governo que prima pela qualidade do pescado. "Com este trabalho, o consumidor tem a garantia de levar um produto saudável".


Fotos Relacionadas