Parceria entre prefeitura e Sesc leva atendimento odontológico para o Lagomar

13/01/2015 16:34:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: João Barreto

Interessados devem ir à Avenida José Francisco Mancebo

O OdontoSesc foi lançado na manhã desta terça-feira (13), no bairro Lagomar, para atendimento de adultos e crianças a partir de cinco anos. Por meio de uma carreta de saúde bucal, o OdontoSesc é formado por consultórios equipados para atender aos diferentes tipos de demanda, da obturação à radiografia, além de extração, fluoretação, escovação e profilaxia.

Segundo o subsecretário de odontologia, Jakson Augusto Gonçalves, essa é mais uma opção de atendimento nas áreas sem cobertura, porém, a população pode contar com três unidades 24 horas para urgência. “Além do atendimento de urgência do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Velho Campos, 566, Centro, a Prefeitura disponibiliza mais duas unidades de pronto socorro: Aeroporto e Unidade Mista de Glicério”, destaca.

O programa oferece 500 vagas (320 para agendamento imediato e 180 para fila de espera). A proposta é levar tratamento gratuito odontológico à população. A carreta fica no Lagomar durante quatro meses. A ação é uma parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e o Sesc.

Durante a inauguração, além das inscrições, os visitantes participaram de oficina recreativa, avaliação e orientação nutricional, aferição de glicose, colesterol e pressão arterial.

As unidades do OdontoSesc funcionam em uma carreta com cinco metros de altura, 14 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, onde estão quatro consultórios odontológicos completos para tratamentos de clínica geral. Os serviços oferecidos serão remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, a saúde bucal promove qualidade de vida e inclusão social. “O desenvolvimento social é o que gera desenvolvimento econômico”, disse. Vandré acrescentou que a prefeitura está estudando a possibilidade de doar um terreno para implantar uma unidade do Sesc em Macaé.

Para o diretor regional do Sesc Rio, Mauro Lopez Rêgo, a proposta é levar o OdontoSesc nos municípios onde não há unidade do Sesc. “Criado em 1999, o OdontoSesc estabelece a melhoria da qualidade de vida, além de fazer uma sinergia com os serviços de saúde bucal local. Hoje são 60 carretas percorrendo o país, no Rio são 5 unidades”, destaca. Mauro também lembra que Macaé é a primeiro da lista de estudo para implantar uma unidade.

O OdontoSesc está localizado à Avenida José Francisco Mancebo, s/n°, Lagomar (atrás da Unidade de Pronto Atendimento - UPA).


Fotos Relacionadas