logo

Parceria inaugura primeiro Cobat fora da capital

26/07/2011 16:54:29 - Jornalista: Janira Braga e Catarina Brust

Foto: Robson Maia

O Cobat é responsável pelo controle do monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos no município

Município que registra queda nos índices de homicídio, segundo o Mapa da Violência 2011, do Ministério da Justiça, Macaé entregou à população nesta terça-feira (26) mais um resultado da parceria entre o prefeito Riverton Mussi e o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral (ambos PMDB): o Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (COBAT/32), que faz parte do Sistema de Monitoramento e também é uma parceria com a Petrobras, por meio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).

Construído no segundo andar do 32º BPM, na Barra de Macaé, o Cobat é responsável pelo controle do monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos no município, integração da chamada 190, acionamento de viaturas e central de comunicações.

- Hoje entregamos 28 câmeras nesta primeira fase do projeto e na segunda, serão mais 20 câmeras dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, firmado com o então Ministro da Justiça, Tarso Genro. Macaé terá também a conclusão do Plano Municipal de Prevenção à Violência, elaborado pelo Viva Rio. Os governos federal e estadual são grandes parceiros do município e esse é mais um exemplo. Do governo federal, temos R$ 200 milhões aprovados, sendo licitados – comentou o prefeito, acrescentando que em conjunto com o Estado, obras como a UPA Lagomar, e o recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168 estão em andamento.

Riverton reforçou que as reuniões do Prodesmar começaram em 2007 e no ano seguinte, foi assinado o convênio. “Firmamos o Prodesmar, com os projetos voltados para o desenvolvimento do município, inclusive nas áreas de segurança e capacitação profissional, e em seguida entramos no Pronasci”, afirmou.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Cid Tavares, ressaltou que a Chamada 190 também vai ser integrada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde 82 atendentes civis preparados farão a seleção das chamadas e o direcionamento, caso necessário, para o Batalhão de Macaé. O Sistema de Monitoramento contempla também unidades de GPS instalados nas viaturas do 32º BPM. “A união entre Petrobras, prefeitura e o Batalhão de Polícia Militar mostra a importância que o poder público confere para a segurança”, assinalou Tavares.

O representante do governador Sérgio Cabral, deputado estadual e secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, destacou que a pressão da migração enfrentada por Macaé fez aumentar a demanda de diversos setores, inclusive de segurança pública. “Sabemos que o modelo do Centro de Operações com Sistema de Monitoramento é exemplo no mundo todo e temos certeza de que o governo do estado vai reforçar o Batalhão com mais policiais”, opinou Christino Áureo.

Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), Edmilson Jório, dois sistemas foram entregues nesta terça: o sistema de videomonitoramento composto pelas 28 câmeras e a integração da chamada 190 com equipamentos instalados nas viaturas.

- As imagens são propagadas via rádio freqüência. Para isso, foram instaladas quatro estações repetidoras na região central de Macaé. No mesmo poste onde são fixadas as câmeras, foram colocadas uma caixa de distribuição de energia lacrada e disjuntores; nobreak com capacidade para 30 minutos, em caso de falta de energia; rádio; antena parabólica e pára-raios - detalhou Jório.

Prodesmar inclui capacitação profissional

O representante da Petrobras no evento, o gerente da área de contratos da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), Reinaldo Silva, lembrou que a inauguração concretizou um dos projetos do Prodesmar iniciado em 2008. “O Prodesmar contempla projetos como a qualificação profissional de jovens e adultos não exclusiva à cadeia do petróleo, o sistema de monitoramento por câmeras e despacho de viaturas, o planejamento Estratégico do Norte e do Noroeste Fluminense, a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, trecho Macaé, a melhoria operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, que fazem parte da responsabilidade social e ambiental da empresa”, definiu.

Por telefone, a vice-prefeita Marilena Garcia acentuou que o objetivo do Prodesmar é melhorar a segurança na cidade, inclusive em ações preventivas e educacionais. “O prefeito Riverton, eu e o deputado federal Jorge Bittar propusemos a parceria da Petrobras para desenvolver um projeto que oferecesse oportunidade aos jovens de Macaé para qualificação profissional. A partir daí, a proposta foi ampliada para o Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região”, lembrou.

O exemplo de Macaé foi citado pelo subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança do Estado, Edval Novaes. “Nos próximos anos, projeto semelhante vai ser estendido para todos os batalhões do interior, interligado ao Centro Integrado de Comando e Controle”, pontuou.

A integração governamental foi frisada pelo vereador Carlos Emir Júnior, que representou a Câmara. “Macaé registra avanço nesta ampliação da capacidade de vigilância da polícia”, disse.

Participaram da inauguração os vereadores Julio César de Barros, Chico Machado, Jorge de Jesus, diversas autoridades da polícia de segurança pública, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Marco Maia, o delegado regional Daniel Bandeira, o procurador da República, Flávio Reis, secretários municipais, entre outros.


Fotos Relacionadas