Com o objetivo de apresentar um projeto que visa parceria entre os Correios e a Prefeitura de Macaé, representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) estiveram, nesta quinta-feira (19), na sede do governo municipal. Na ocasião, eles apresentaram o Projeto Prefeituras (que tem por base as portarias federais 566/11 e 567/11), uma iniciativa da estatal no estado do Rio de Janeiro, que pretende aumentar a atuação postal dos municípios e melhorar os serviços de atendimento e distribuição.
Os representantes foram recebidos pelo coordenador da Câmara Permanente de Gestão, Jorge Brito, e pela coordenadora do Plano Diretor de Macaé, Mirian Reid. Bruno Barbosa Pereira e João Maurício Gomes são assessores do diretor regional dos Correios do Rio de Janeiro e Omar de Assis Medeiros, que idealizou o Projeto Prefeituras. Eles estão visitando outras cidades do interior do estado com o objetivo de apresentar o Projeto.
— Nossa intenção é firmar uma parceria com a prefeitura para melhorar ainda mais os serviços prestados pelos correios, que visa à universalização dos serviços postais. Este Projeto não tem custos para nenhuma das partes, pois conta com estruturas já existentes. Realizamos estudos técnicos, identificamos problemas e, a partir disso, buscamos alternativas de melhoria — explicou Bruno Barbosa.
Segundo Bruno, outras cidades já aderiram ao Projeto Prefeituras, entre elas, Seropédica e Maricá, e ainda há outras em processo de análise de contrato, como Petrópolis, Araruama, Silva Jardim e São Pedro da Aldeia. Em Macaé, o próximo passo é a formalização do contrato, assim que os gestores concluírem a análise do projeto.
O município, atualmente, conta com três Centros de Distribuição (CDD), um Centro de Entrega e Encomenda (CEE) e uma Agência Central de Atendimento dos Correios. A procuradora geral do município, Maria José Quintanilha, também recebeu os representantes da EBCT. Ela lembra que a prefeitura já colabora com a atuação dos Correios no município.
— Metade das postagens realizadas em Macaé é feita por meio de Agências Comunitárias, mantidas pela prefeitura. Nossa cidade cresce vertiginosamente. Muitas vezes fica difícil mensurar tal crescimento. Por isso, estamos abertos a parcerias que melhorem o dia-a-dia da população macaense — observa a procuradora.