Foto: Ana Chaffin
Nas ações desta semana estão sendo utilizados 30 agentes de combate a endemias
Na manhã desta terça-feira (15) a Prefeitura de Macaé, realizou mutirão de combate aos mosquitos no Parque Aeroporto. O principal alvo das ações foram as ruas próximas ao Canal Macaé-Campos e valões dos bairros. A ação envolveu o trabalho de diversas secretarias. O bairro Aeroporto, de acordo com a nova gestão, necessitava de uma ação emergencial, seguida de atuações contínuas, que devem ser mantidas para a população se sentir melhor.
“No Aeroporto fizemos a limpeza geral das ruas, dos canais, da antiga estação de tratamento. Com essa ação de combate aos mosquitos, pretendemos melhorar a qualidade de vida dos moradores. A partir de ações simples vamos mostrar que é possível fazer outras mais complexas como a dragagem do Canal Macaé/Campos existente no bairro”, explicou o prefeito.
As análises realizadas no bairro Aeroporto mostraram que o inseto predominante no local é o culex, popularmente conhecido como pernilongo. Diferente do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o culex se prolifera em água suja, tem hábito noturno e não transmite a dengue. Apesar disso a população se mostra preocupada e incomodada com a infestação. De acordo com Sônia Catarina, moradora do bairro, é importante que a prefeitura faça ações preventivas. “Na minha família já tivemos casos de dengue e essa infestação de mosquitos nos deixa assustados. Espero que não sejam só ações pontuais e se mantenham durante todo o governo.”
Nas ações desta semana estão sendo utilizados 30 agentes de combate a endemias, das equipes do Parque Aeroporto, Ajuda e Barra. Já estão participando os novos agentes, aprovados no último concurso público. Durante a atividade eles percorrem o bairro, visitando residências e comércios visando orientar a população e eliminar os criadouros do mosquito.