logo

Parque Atalaia é reinaugurado com novidades para os visitantes

02/12/2011 13:57:35 - Jornalista: Vivian Dias

Foto: Kaná Manhães

Borboletário é inaugurado durante a reabertura do Parque Municipal Atalaia

“Com dedicação e força de vontade é possível transformar o pouco que temos em um trabalho maravilhoso”. Foi com estas palavras que Nadir Silvano, conhecido entre seus colegas como Vermelhinho, apresentou o borboletário inaugurado ontem (01) durante a reabertura do Parque Municipal Atalaia. Coordenador de Logística da Secretaria de Ambiente, Vermelhinho usou seus dons natos de paisagista e pôs as mãos na massa para não só construir o borboletário, como também revitalizar a entrada do parque, agora enfeitada como colorido das flores típicas da região.

Cantinho remanescente da Mata Atlântica a apenas 27 Km do centro de Macaé, o Parque Municipal Atalaia já recebeu quase seis mil visitantes este ano. Lar de tucanos, macacos e onças pardas, o parque ganhou mais um habitante para comemorar sua reinauguração: uma fêmea de ouriço cacheiro, capturada na área urbana de Macaé. E logo o Atalaia terá novos moradores. Veterinários da Prefeitura descobriram que o animal está gestante e poderá dar a luz no parque.

A estudante Kamila Neves, de 10 anos, veio de Rio das Ostras e se emocionou com a soltura do animal. - É muito lindo ver o bichinho podendo voltar para a natureza. Agora ele terá um lar protegido e vai poder ter seus filhotes em paz, sem ser maltratado pelo ser humano. Hoje eu pude ver de perto o quanto é importante cuidar do nosso planeta e preservar o meio ambiente.

O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, explica que a educação ambiental é uma das principais finalidades do Atalaia. Hoje, o parque é uma referência regional para universidades realizarem pesquisas na área, gerando informações que serão compartilhadas em tempo real com a rede de ensino. - Queremos atrair cada vez mais visitantes para o local e fazer com que os macaenses sintam que o parque é um lugar deles, que a família possa visitar e cuidar desse espaço tão rico. Quanto mais visitantes o parque tem, mais fácil será preservá-lo, pois quem conhece cuida.

O secretário aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os que colaboraram para a revitalização do parque. - Esta é uma conquista de todos que se empenharam na realização deste sonho. A reinauguração do parque é a celebração da nossa luta pela preservação do patrimônio natural do nosso município.

Além do borboletário, o parque ganhou recentemente um sistema de georreferenciamento, que lhe permite ser localizado de qualquer lugar do mundo. O Atalaia também está com um novo estacionamento e um parquinho para as crianças e, em breve, será inaugurado o viveiro de bromélias e de espécies frutíferas silvestres.

Quem visita o parque se depara com rios, piscinas naturais, vistas panorâmicas e trilhas ecológicas interpretativas, que proporcionam conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora do local. Os interessados precisam formar um grupo de aproximadamente dez pessoas e a enviar um email para a Secretaria de Ambiente (semma@macae.rj.gov.br).

O parque Atalaia possui 235 hectares de Mata Atlântica, que já chegou a ser a segunda maior floresta tropical do país. Em função do desmatamento, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo hoje uma das florestas tropicais mais ameaçados do planeta. O parque é um destes poucos fragmentos de Mata Atlântica que tem a biodiversidade de seu ecossistema totalmente protegidos. A revitalização do Atalaia mostra que a sua preservação depende não só da conscientização dos moradores de Macaé, como também da dedicação de pessoas que, como Vermelhinho, aliam talento e amor à natureza.

Mascote- Está aberta a eleição para escolher o mascote do Parque Atalaia. Estão na disputa o macaco bugio, o tucano e o ouriço cacheiro. Entre no site www.fundoambientalmacae.rj.gov.br e ajude a eleger o morador mais ilustre do parque.


Fotos Relacionadas