Foto: Rogério Peccioli
Riqueza ecológica e histórica do Parque serão apresentadas ao público
O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia completa 21 anos de aniversário na quarta-feira (27) e, entre as comemorações, duas palestras serão proferidas no Solar dos Mellos, às 16h desta terça-feira (26). O evento é aberto ao público com entrada gratuita.
Uma será com a historiadora do Solar, Conceição Franco. Ela abordará a história dessa unidade de conservação que, no século retrasado, pertenceu a ninguém menos que o Barão de Mauá. O Parque também foi usado como primeiro manancial de água potável da cidade, no início do século XX.
Também para conscientizar e sensibilizar os munícipes sobre a importância dos recursos naturais para a população, o biólogo Alexandre Bezerra de Souza ministrará conteúdos sobre a relevância do Parque Atalaia para a Mata Atlântica macaense.
O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama 248, Centro de Macaé. O telefone para mais informações é: (22) 2759-5049.
Abundância da natureza
O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, foi criado em 1995 pela Lei 1595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 2563/2004. O parque está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.
Nele, há trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, devidamente devolvidos ao ambiente, são encontrados nessa unidade de conservação.