Foto: Kaná Manhães
O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz e equipe fizeram uma vistoria no local
Reduto de espécies da fauna e flora de Macaé, o Parque Natural Atalaia está passando por processo de georreferenciamento para demarcação territorial. O procedimento tem como objetivo delimitar as coordenadas do local, através da implantação de marcos de concreto, que definirão com precisão a localização do parque.
Ao todo serão implantados 20 marcos geodésicos - pontos materializados no solo, com sua localização determinada por coordenadas que definem com precisão sua posição no terreno e no mapa. Com a demarcação, o Parque Natural Atalaia poderá ser localizado através de serviços online de pesquisa e visualização de imagens de satélite, como o Google Maps, por exemplo. O serviço possibilitará ainda a elaboração de mapas com a descrição das trilhas do parque, para serem entregues aos visitantes.
O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, explica que o georreferenciamento do parque faz parte das compensações ambientais pelo licenciamento da Estação Iriri, de Furnas, patrocinadora do projeto.
- O parque Municipal do Atalaia tem 16 anos e só agora seus limites serão bem definidos. Além de atender a uma compensação ambiental, este levantamento cumpre a exigência do Plano de Manejo Florestal e a Lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação.
O secretário adiantou que já foi aberto um procedimento administrativo para a ampliação do parque, com a incorporação da nascente do rio Areia Branca, que abastece a comunidade local. Hoje o parque possui 235 hectares, com 75% de sua extensão de Mata Atlântica Fechada. Com a ampliação, o parque deverá dobrar de tamanho.
Reinauguração
O parque Atalaia foi revitalizado e, para comemorar, a Prefeitura de Macaé está com uma programação especial para receber os visitantes. A reinauguração está marcada para o dia primeiro de dezembro, a partir das 10h. Na ocasião será inaugurado o novo borboletário ao ar livre, o parquinho e o viveiro de bromélias e de espécies frutíferas silvestres. Os visitantes poderão ainda se aventurar nas trilhas do parque, que possuem diversos graus de dificuldade, mas sempre com acompanhamento de um guia. Este ano quase seis mil pessoas já visitaram o parque.