Parque Atalaia: visitas podem ser agendadas na Secretaria de Ambiente
Um dia muito especial para o Parque Municipal do Atalaia. Quinze alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Macaé visitaram o Parque, e durante todo o dia conheceram as belezas da mata atlântica e viram de perto animais como preguiça, bicho pau, macacos pregos. Acompanhados por técnicos da Secretaria de Ambiente, o grupo também participou de jogos ecológicos, brincadeiras na sede da administração e ainda ganharam lanche.
Os alunos, ao chegarem ao Parque, em ônibus da prefeitura usado para atender o local, foram levados ao centro administrativo e lá orientados como fazer a caminhada e evitar acidentes de percurso ou com os animais silvestres. Junto com os alunos, oito monitores da APAE também receberam instruções sobre os cuidados na trilha e foram logo depois encaminhados para a trilha, sendo acompanhados por guardas, fiscais e monitores do parque.
O momento de maior alegria do grupo de alunos foi quando puderam avistar nas árvores, vários macacos prego e uma preguiça, além de bicho pau. Riachos e cachoeiras foram palcos da visita, que encantou adultos e crianças. Ao retornarem do passeio, os alunos receberam um lanche fornecido na sede administrativa e participaram de brincadeiras sobre ecologia e ainda ganharam brindes feitos em madeira reflorestada. São quebra cabeças de bichos que a Secretaria utiliza como brinde para as crianças que vistam o parque.
O Parque Atalaia fica na área da antiga Fazenda Atalaia, e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. Localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.
Em seu território podem ser avistados, preguiças, tatus, macacos prego, tamanduás e sua mata apresenta espécies nativas como pau Brasil, entre outras espécies.