logo

Pedagogo elogia criação do Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade Etnicorracial em Macaé

16/08/2011 17:46:57 - Jornalista: Douglas Fernandes

O presidente do Centro de Articulação de Pessoas Marginalizadas (Ceap –RJ), pedagogo Ivanir dos Santos, elogiou a iniciativa municipal em oferecer aos educadores macaenses a qualificação e um curso de pós-graduação em História da África. A medida tem como base a aplicação da Lei 10.639/03, que determina a inserção da disciplina no currículo escolar. Presente em Macaé na quinta-feira (11), durante a abertura dos trabalhos do Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade Etnicorracial (NEED) da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), ele ressaltou a importância do Núcleo para a região.

- É fundamental oferecer aos educadores mecanismos suplementares à referida Lei, para que possam aplicar, de forma adequada, atividades educacionais e culturais, que ofereçam o resgate e a valorização da cultura afro-brasileira, pois essas iniciativas é que promoverão a mudança necessária para reafirmarmos a cultura negra”, destacou.

Realizada no auditório da Cidade Universitária, a palestra de Ivanir teve como proposta inicial apontar aos educadores propostas e medidas dentro das unidades de ensino, tendo por base a aludida lei. O pedagogo apontou resultados positivos de algumas escolas e destacou a necessidade de transversalizar o tema da história da África dentro do currículo escolar, sua proposta pedagógica.

Segundo o Superintendente Acadêmico da Fundaçãp Educacional de Macaé, Meynardo Rocha, o NEED tem como objetivo constituir-se em um centro de referência que articule e promova atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros. desenvolvendo um projeto a partir das raízes, com o resgate da cultura da África, para se entender a relação estreita com esse continente, origem da identidade afro-brasileira. “O núcleo também é amparado na Lei n°10.639/03-MEC, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio”, ressaltou.

O secretário de Educação e presidente da Funemac, Guto Garcia, afirmou que “A Educação é o paradigma de mudança social, e tanto a criação do NEED como a oferta de cursos baseados na Lei 10.639 reforça o comprometimento da Secretaria de Educação com a implementação de políticas. Nossa proposta é ampliar essas atividades por meio de diferentes mecanismos, como a formação continuada de professores, cursos de extensão, de pós-graduações, além de palestras, debates, entre outras ações”, concluiu.