Pescadores de Macaé participam de trabalho de prevenção ao câncer de pele

07/03/2012 13:59:34 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Ideia é realizar o trabalho de prevenção direcionado aos profissionais que trabalham com exposição direta ao sol

Usar protetor solar diariamente e examinar a pele regularmente, observando o surgimento de manchas ou pintas, são alguns cuidados básicos na prevenção ao câncer de pele. Nesta quarta-feira (7), os pescadores que atuam no Mercado Municipal de Macaé e até as pessoas que freqüentam ou passam próximo ao local puderam conhecer essas e outras ações saudáveis dentro da programação promovida pela equipe da Educação em Saúde e da Saúde do Trabalhador, que integram a Secretaria de Saúde do município.

Ttécnicos estiveram no local distribuindo panfletos explicativos, aferindo pressão arterial e distribuindo doses de homeopatia contra a dengue. A ideia é realizar o trabalho de prevenção direcionado aos profissionais que trabalham com exposição direta ao sol.

– Nós mantemos o projeto “Tem saúde na Praia”, onde fazemos trabalho de prevenção englobando transeuntes e também pescadores. Com esse trabalho no Mercado de Peixe, alcançamos também as pessoas que utilizam o restaurante popular – observa a coordenadora do projeto Educação em Saúde, Nilse Braga Brasil.

A assistente social da Saúde, Wanda Martins, confirma a importância do trabalho de prevenção. “Fazemos um trabalho maior umas duas vezes por ano e pretendemos incrementar ainda mais o trabalho, firmando a importância de se prevenir o câncer de pele. Estamos confeccionando material para a divulgação constante”, observa Wanda.

O Câncer de pele – Trata-se do crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, que se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, tornam-se diferentes tipos de câncer. Muitos deles poderiam ser evitados se medidas de prevenção fossem aplicadas em tempo apropriado.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Ela se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. Além da radiação solar, outros fatores como raios X e certas substâncias químicas podem levar ao câncer de pele.

Como reconhecer possíveis sinais precoces:
• Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
• Uma “pinta”preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho.
• Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Como prevenir:
• Examinando sua pele regularmente e reconhecendo os sinais precoces de tumor.
• Protegendo-se dos raios solares por meio do uso de roupas e filtros solares adequados. Não se esqueça que a radiação solar é mais intensa entre 10h e 15h.
• Evitando o bronzeamento artificial.