Pesquisadores prontos para mais uma etapa da pesquisa domiciliar

02/08/2006 14:39:12 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Terminou nesta quarta-feira (dia 2), no auditório do Paço Municipal, o treinamento da equipe da pesquisa domiciliar, realizada pelo Programa Macaé Cidadão. O treinamento teve entre os objetivos avaliar as ações feitas nos setores administrativos 05 (Barra de Macaé e Ajuda) e 06 (Aeroporto, São José do Barreto, Lagomar e Cabiúnas) e conhecer as características dos próximos bairros onde será realizada a pesquisa.

Os pesquisadores estão programados para retornar a campo no próximo dia 14, quando estarão nos setores administrativos 02 (Miramar, Visconde, Praia Campista e Riviera Fluminense) e 03 (Aroeira, Botafogo e Virgem Santa).

Participam desde ontem do treinamento 110 pessoas, entre pesquisadores, supervisores e coordenadores da pesquisa. Segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, durante o treinamento foram enfocados pontos positivos e negativos. ”Apresentamos os procedimentos que deverão ser adotados nos próximos setores administrativos”, explica.

Na manhã desta quarta-feira, o secretário de Meio Ambiente de Macaé (Semmma), Fernando Marcelo, repassou aos pesquisadores alguns pontos que são importantes serem considerados na hora da formulação das perguntas ligada à área ambiental. “Temos que estar atentos ao nível de sensibilidade da pessoa com as questões ambientais”, reiterou o secretário.

A avaliação das ações desenvolvidas pela Semma, diz o secretário, é também outro ponto que merece ser observado. “Nós precisamos saber como a população percebe o nosso trabalho e sua percepção em relação o meio ambiente”, frisou. Para Fernando Marcelo, esses dados ajudarão não só nos trabalhos da Semma, como também no engajamento da comunidade em projetos, onde a participação da população é importante.

Todos os dados colhidos durante a pesquisa serão encaminhados ao prefeito Riverton Mussi, e posteriormente serão transformados em políticas sociais para o município com foco no cidadão.