logo

Pinguins reabilitados são devolvidos ao habitat natural

23/08/2010 15:30:24 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Meio Ambiente montou uma expedição para soltar os pinguins próximo ao Arquipélago de Santana

Os seis pinguins que estavam sendo reabilitados pelo setor de Fauna, da secretaria de Meio Ambiente, foram soltos nesta segunda-feira (23), na costa de Macaé, nas proximidades do Arquipélago de Santana.

Depois de quase uma quarentena em tratamento, os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) recolhidos nas diversas praias de Macaé e com probabilidade de serem oriundos das correntes marítimas das Malvinas, poderão retornar à região do extremo sul do continente americano, conhecida como Região de Magalhães, que abarca a parte sul do Chile e da Argentina.

É que a equipe da secretaria de Meio Ambiente (Semma), formada por veterinário, biólogo e técnico, sob o comando do secretário Maxwell Vaz, montou uma expedição denominada “De volta ao habitat natural”, para devolver as aves. Às 9h em ponto, partiram de barco rumo à costa de Macaé com o objetivo de encontrar correntes marítimas que pudessem levar os pinguins de volta para casa.

- Nós os soltamos nas proximidades do Arquipélago de Santana, que possui muitas pedras e que abriga um rico volume de peixes, moluscos e crustáceos para que eles pudessem se alimentar. No entanto, a tendência é que eles encontrem outro bando, se juntem e consigam retornar ao seu local de origem, a Patagônia – disse o veterinário Gleidson Madalena.

Segundo ele esses pinguins devem ter se perdido de um grupo nas suas rotas de migração, em função das constantes mudanças no clima, de fortes tempestades ou alterações nas correntes oceânicas. “Durante o período que eles ficaram em tratamento na secretaria foram reabilitados com antibióticos e antiparasitólogicos, além da alimentação saudável. A verdade é que esses animais não poderiam ser mantidos no município por muito tempo porque são muito jovens e pouco experientes”.

O secretário Maxwell Vaz, que acompanhou toda a operação de devolução dos pinguins, tem recomendado às pessoas que quando encontrem os animais da fauna marinha ou silvestre leve imediatamente para a Semma, para que possam ser reabilitados, tratados e devolvidos à natureza.

- O município tem interesse em cuidar dos animais marinhos e silvestres que são entregues na secretaria. Temos que proteger e conservar a nossa fauna para não causar desequilíbrio ecológico e consequente extinção. Assim, estaremos garantindo a preservação da espécie. A secretaria de Meio Ambiente está sempre de plantão para receber estes animais - pontuou.

Recomendações – O setor de Fauna recomenda muito cuidado quando encontrar os animais marinhos e silvestres. “Muitas vezes, por falta de informação, a população erroneamente direciona estes animais para o gelo ou ar condicionado. Estes animais devem ser aquecidos uma vez que, por sua natureza, são quentes (cerca de 40º Celsius). No caso dos pinguins, o que se constata é que a rota de migração foi muita longa e toda reserva energética foi consumida, além disso, eles perderam muitas penas e gordura. Por isso, não tinham nenhum tipo de mecanismo para se defender do frio”, explicou o técnico Rodolfo Coimbra.