logo

Planejando Macaé: ações estratégicas para uma cidade com melhor qualidade de vida

05/01/2011 10:14:21 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Romulo Campos

Objetivo é preparar a cidade para o crescimento dos próximos anos

Melhorar a qualidade de vida, com Projetos Urbanos Estratégicos, preparando a cidade para o crescimento dos próximos anos. Este é o principal objetivo do Programa Planejando Macaé, que está sendo elaborado em parceria entre a equipe técnica da Prefeitura de Macaé e os consultores do Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner.

O programa é coordenado pelas secretarias de Governo e Planejamento que já encaminharam as propostas preliminares para análise do prefeito de Macaé, Riverton Mussi. Essas propostas apontam intervenções imediatas em alguns pontos do município e que refletirão de imediato no planejamento da cidade.

- Esse é um marco histórico para nossa cidade e que foi iniciado em 2010, quando o prefeito Riverton Mussi assinou o convênio entre a prefeitura de Macaé e a equipe de consultores do arquiteto Jaime Lerner. Macaé é uma cidade atípica que cresceu mais de 600% nas últimas quatro décadas. O município não se planejou para esse crescimento que impactou a cidade. Com o Planejando Macaé, queremos corrigir esses problemas, com ações pontuais estratégicas em infraestrutura e trânsito, principalmente dando um novo ordenamento para o espaço urbano. Essas ações serão voltadas para atender melhor a população no seu dia a dia e também para planejar a Macaé do futuro, a partir das descobertas do pré-sal -, destaca o secretário de Governo, André Braga.

Em quatro meses, a equipe de consultores de Jaime Lerner concluiu o diagnóstico de toda a cidade e que foi discutido com a Equipe Técnica Municipal, formada por representantes de diversas secretarias municipais envolvidas com o tema e coordenada pelas secretarias de Governo e Planejamento. A partir daí foi realizado um Encontro Técnico, com as duas equipes, onde foram discutidas propostas preliminares, chamadas Projetos Urbanos Estratégicos ou Acupunturas Urbanas. Essas propostas já estão sendo analisadas pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi e o secretário de Planejamento e Governo.

As propostas incluem intervenções urbanas importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município, proporcionando melhor qualidade de vida para a população, como a duplicação da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), drenagem na Ayrton Senna, revitalização da Praia de Imbetiba, intervenções no entorno do Mercado de Peixes, Parques Urbanos com função de drenagem, Plataforma Cultural, entre outras. O objetivo é criar identidades para os projetos urbanos que atuarão como módulos estratégicos para o planejamento da cidade.

Também foi apresentado à equipe de consultores do arquiteto Jaime Lerner, pela equipe técnica municipal, o Plano de Governo municipal para o alinhamento com o Programa Planejando Macaé. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela prefeitura de Macaé ou estão previstas, constam o Programa de Aceleramento do Crescimento 1 e 2 (PAC 1 e 2), Água Limpa (macrodrenagem e saneamento), Mercado de Peixe, Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), novas unidades habitacionais e de Conservação, Veículo Leve sobre Trilho (VLT), planos funcionais para a Linha Azul e Verde, Avenida Aloísio Gomes, duplicação da RJ-106 (trecho Cancela Preta-trevo da Petrobras) e da Ponte Ivan Mundim, Parque Praia do Pecado, Estradas do Contorno, Eco Via (com o Departamento de Estradas e Rodagens – RJ – DER) e Santa Tereza, revitalização da orla da Imbetiba, infraestrutura do Lagomar, Avenida Industrial, via binária na Rua Télio Barreto e Sistema de Ciclovias, entre outras.

No que diz respeito à estrutura urbana, está sendo desenvolvido pelo Planejando Macaé as diretrizes preliminares para projetos estruturantes, que englobam, principalmente, a estruturação viária, transporte coletivo, sistema de canais para drenagem e áreas de expansão urbana. Uma das questões que tem sido muito debatida é em relação ao transporte urbano, utilizado diariamente por cerca de 100 mil pessoas, além do número de veículos que chega a 41 mil vindos de outros municípios.

Um novo Encontro Técnico será realizado este mês, onde a equipe técnica municipal vai debater o assunto junto com a equipe de consultores. Essa será a quarta fase do Programa Planejando Macaé que será entregue em fevereiro. O projeto completo deverá ser concluído em abril. O programa vem sendo desenvolvido a partir de um levantamento completo da realidade e do diagnóstico do município, onde a equipe técnica da prefeitura e os arquitetos da equipe de Jaime Lerner estão buscando soluções pontuais e estruturantes para que as principais demandas do município sejam contempladas.

Os próximos passos do Programa Planejando Macaé incluem reuniões setoriais com os órgãos envolvidos nas “Acupunturas Urbanas”, que incluem, dentre outros, o setor do Turismo, Cultura e Lazer. Através do Programa Planejando Macaé a prefeitura vem desenvolvendo uma comunicação técnica integrada de todos os projetos do município e buscando soluções para uma cidade melhor, com intervenções que possam atender demandas imediatas e de futuro.


Fotos Relacionadas