logo

Planejando Macaé apresenta projeto para revitalização da orla da Imbetiba

13/09/2011 16:13:46 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Orla da Imbetiba vai ser revitalizada com várias intervenções implementadas pelo Planejando Macaé

O bairro da Imbetiba terá sua importância histórica resgatada. O Programa Planejando Macaé, desenvolvido pela prefeitura em parceria com o escritório do arquiteto Jaime Lerner, apresenta nesta sexta-feira (16), às 17h, o projeto de revitalização da orla da Imbetiba. O lançamento será na própria orla do bairro, no local onde funcionava o bar Mocambo, e contará com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o secretário de Governo e coordenador do Programa Planejando Macaé, André Braga, entre outras autoridades.

A orla da Imbetiba já foi local de referência, ponto turístico e de encontro dos jovens, onde existiam vários bares e restaurantes, como a praia dos Cavaleiros é hoje. No final da década de 70, por conta da sua localização, a Imbetiba recebeu a base da Petrobras UO-BC na Bacia de Campos, o que alterou o perfil do bairro. Aos poucos, a Imbetiba perdeu suas características e sua arquitetura original.

- Incluímos a reforma da orla da Imbetiba no Planejando Macaé por ser uma intervenção que vai trazer melhorias não só para a população do bairro como para toda a cidade que passará a ter um novo ponto de lazer e diversão. Essa é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro que agora poderemos atender. Vamos apresentar o projeto da orla nesta sexta-feira e conversar com os moradores sobre todas as intervenções que serão feitas no local – explica o prefeito de Macaé.

A obra na orla da Imbetiba faz parte dos Projetos Urbanos Estratégicos, ou Acupunturas Urbanas, que estão sendo implementados pelo Programa Planejando Macaé, da Prefeitura e coordenado pela Secretaria de Governo. O Planejando Macaé é um programa desenvolvido em parceria com o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

André Braga pontua que a reurbanização da orla da Imbetiba trará um novo aspecto arquitetônico ao bairro, resgatando sua importância histórica para o município.

- O projeto é de dois jovens arquitetos macaenses, que conhecem bem o perfil da Imbetiba, e de um carioca. Com certeza, com
essas intervenções poderemos contemplar os moradores de Macaé com um belo projeto que tem tudo para resgatar a beleza do bairro da Imbetiba, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os moradores. O Planejando Macaé não só trará um conjunto de intervenções para solucionar os desafios do crescimento do município, como também prevê o planejamento da cidade a curto (dois anos), médio (10 anos) e longo prazo (40 anos). Para enfrentarmos este desafio, fizemos um diagnóstico da cidade e desenvolvemos, numa parceria entre a prefeitura e o escritório do arquiteto Jaime Lerner, intervenções urbanas que darão um novo perfil a esta cidade que ainda tem muito que crescer – ressaltou André Braga.

O projeto da orla da Imbetiba

O projeto da orla da Imbetiba é dos arquitetos macaenses Ian Wyatt e Frederico Guedes e do carioca Francisco Viniegra. Intervenções previstas:

Muralha - para integrar a praia e o calçadão, a altura da muralha será reduzida, possibilitando a visualização da paisagem; também será construída uma ciclovia e área para estacionamento;

Praça – a praça será revitalizada com duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas. Serão instalados novos brinquedos na área do playground infantil, bancos e um banheiro público. Os pontos de ônibus receberão novas coberturas e assentos. No canto direito, haverá uma pequena arquibancada para o campo de futebol de areia, tradicional no bairro;

Mocambo – no antigo piso do restaurante Mocambo será erguido um pórtico simbólico do Parque da Imbetiba;

Quebra-Mar – uma área de exposição que se infiltre no quebra-mar será construída, como forma de retribuir à comunidade e fazer presente a história da Petrobras em Macaé.

Ginástica – as aulas de ginástica receberão um palco, utilizando as pedras removidas da muralha para estruturá-lo;

Restinga – Uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia.

O Programa Planejando Macaé também prevê a construção de uma plataforma Cultural, que será um espaço para diversas manifestações culturais.

Charles Darwin pernoitou na Imbetiba

No dia 11 de abril de 1832, o famoso naturalista ingles Charles Robert Darwin, após meses de viagem a bordo do navio Beagle, vindo com seus auxiliares da Região dos Lagos a cavalo e após passar por Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu) se sentiu mal e ao chegar a Macaé, devido a forte exaustão ele desmaiou, sendo levado à localidade situada a três kms ao sul da entrada do Rio Macaé, na Praia de Imbetiba, onde hoje existe a base da Petrobras.

Neste lugar Darwin pernoitou em um estabelecimento comercial chamado "Venda do Mato". Darwin coletou insetos e répteis que foram catalogados e incrporados a sua famosa coleção e que serviram de base para sua mais notável publicação "A Origem das Espécies" ("On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life") publicada em 1859.


Fotos Relacionadas