logo

Planejando Macaé discute revitalização da Rui Barbosa

25/05/2011 11:40:15 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Reunião com comerciantes foi realizada na sede da Acim

As propostas para a revitalização do Calçadão da Avenida Rui Barbosa foram discutidas, na terça-feira (24), pela equipe do Programa Planejando Macaé e comerciantes do local na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). Todas as intervenções previstas no programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo, estão passando por discussões com representantes da população, como Associação de Moradores e entidades representativas como é o caso da Acim.

Dentro das propostas previstas pelo Programa Planejando Macaé, além da revitalização da Rui Barbosa no trecho do calçadão, estão as reformas do Mercado de Peixe e da orla da Praia da Imbetiba (com a Plataforma Cultural); requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) para Boulevard no trecho entre os bairros da região norte e as praias do sul do município; urbanização da Avenida Evaldo Costa, onde são realizadas as obras do Projeto Água Limpa, de drenagem e saneamento e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) – o Metrô Macaé.

Uma das propostas do Programa Planejando Macaé também é a criação de áreas para acumularem águas pluviais, como por exemplo, o Parque Urbano do Canal Três Pontes. O Planejando Macaé é um programa da Prefeitura firmado por meio de convênio com o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

- O futuro começa agora e este é um momento extremamente importante para a história de Macaé. O Planejando Macaé contém um plano de metas que vai orientar o crescimento da cidade e criar identidades para os projetos urbanos que atuarão como módulos estratégicos para o planejamento da cidade. Estamos trabalhando com ações pontuais, que objetivam melhorar a qualidade de vida numa cidade impactada pelo crescimento dos últimos anos, como também planejar o município para os próximos 30 anos, devido à demanda que a cidade sofrerá por conta do pré-sal – explicou o secretário de Governo e coordenador do Programa Planejando Macaé, André Braga.

Durante a apresentação das propostas para a revitalização da Avenida Rui Barbosa foram discutidas diversas questões. O objetivo do projeto é dar prioridade para o pedestre, com locais de descanso e lazer, paisagismo, uniformização de publicidade e padronização para as fachadas com resgate dos prédios históricos, entre outras ações. Foi apresentada uma proposta para a criação de um Termo de Referência para a Rui Barbosa, que deverá ser firmado entre a prefeitura, Acim e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A partir deste termo também foi proposto a criação de um Estatuto de Conduta para os comerciantes do local e a prefeitura.

Após a discussão dessas propostas será apresentado o projeto básico do Planejando Macaé para o Calçadão da Rui Barbosa.

- Achei ótimo. Tudo que é para melhorar é positivo. As propostas são muito válidas. Gostei bastante, disse um dos proprietários da loja Caçulinha, Alberto Borges Bitencourt.

A reunião com os comerciantes contou com a presença do coordenador técnico da equipe Municipal do Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior, a gerente do Plano Diretor, Miriam Reid, o gerente da Câmara Permanente de Gestão, Hermeto Didonet, a engenheira de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Maria Laismeyre de Castro Meireles, o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meireles, o diretor comercial da Acim, e vice-presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Leonardo Anderson, representantes da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur) e do comércio da Rui Barbosa.



Fotos Relacionadas