O Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o secretário de Planejamento e Governo, André Braga, estão analisando as propostas preliminares resultantes do Programa Planejando Macaé, elaborado pela equipe de Consultores do Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner. As propostas, chamadas Projetos Urbanos Estratégicos ou Acupunturas Urbanas, foram debatidas durante o Encontro Técnico realizado entre a Equipe Técnica Municipal e a equipe de Lerner, na última semana.
Esses projetos incluem as principais demandas do município, destacando-se questões como Mobilidade Urbana (transporte e vias alternativas), Drenagem e Centralidades Urbanas. As propostas preliminares fazem parte do resultado da terceira fase do Planejando Macaé, onde já consta o diagnóstico da cidade elaborado pela Equipe de Consultores do Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner. A primeira e segunda fase do programa incluíram o reconhecimento do território e do conhecimento da realidade.
Esta semana a Equipe Técnica Municipal estará reunida, no Rio de Janeiro, com a Comissão de Implantação do Veículo Leve sobre Trilho – Metrô Macaé, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, representantes da Secretaria Estadual de Transporte-RJ e representantes da Consultoria de Jaime Lerner, onde serão apontados os principais itens referentes à implantação do VLT no município.
- As obras iniciais começarão a dar uma identidade urbana para nossa cidade. Queremos replicar esta identidade nas centralidades urbanas e planejar o município para que a população tenha mais qualidade de vida -, disse Riverton Mussi.
As propostas incluem intervenções urbanas importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município, proporcionando melhor qualidade de vida para a população, como a duplicação da RJ-106, drenagem na Ayrton Senna, revitalização da Praia de Imbetiba , intervenções no entorno do Mercado de Peixes, Parques Urbanos com função de drenagem, Plataforma Cultural, entre outras. O objetivo é criar identidades para os projetos urbanos que atuarão como módulos estratégicos para o planejamento da cidade.
- Este é um marco histórico para o futuro da cidade. Tudo vem sendo desenvolvido a partir da reunião de propostas em associação aos Planos, Códigos e outros instrumentos públicos. Estamos trabalhando com ações pontuais, que objetivam melhorar a qualidade de vida numa cidade impactada pelo crescimento dos últimos anos, como também planejar o município para os próximos 30 anos, devido à demanda que a cidade sofrerá por conta do Pré Sal, disse o Coordenador Geral do Projeto Planejando Macaé, André Braga.
No que diz respeito à estrutura urbana, está sendo desenvolvido pelo Planejando Macaé as diretrizes preliminares para projetos estruturantes, que englobam, principalmente, a estruturação viária, transporte coletivo, sistema de canais para drenagem e áreas de expansão urbana. Um novo Encontro Técnico será realizado em janeiro, onde a equipe técnica municipal vai debater o assunto junto com a equipe de consultores. Essa será a quarta fase do Programa Planejando Macaé que será entregue em fevereiro. O projeto completo deverá ser concluído em abril de 2011. As duas primeiras fases do Programa Planejando Macaé já foram concluídas pela contemplam o reconhecimento do território e do conhecimento da realidade.
- O programa vem sendo desenvolvido a partir de um levantamento completo da realidade do nosso município, onde a equipe técnica da prefeitura e os arquitetos da equipe de Jaime Lerner, estão empenhados em buscar soluções estruturantes para que as principais demandas do município sejam contempladas -, disse o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.
Os próximos passos do Programa Planejando Macaé incluem reuniões setoriais com os órgãos envolvidos nas “Acupunturas Urbanas”, que incluem, dentre outros, o setor do Turismo, Cultura e Lazer.
- A primeira “acupuntura” efetiva está acontecendo dentro da própria administração pública, através do Programa Planejando Macaé, onde estamos desenvolvendo uma comunicação técnica integrada de todos os projetos do município. Esta construção de planejamento funciona bem quando temos o alinhamento das informações e, juntos, trabalhamos as questões técnicas da prefeitura -, disse o Gerente do Programa Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior.