Foto: Rui Porto Filho
Projeto, apresentado pelo secretário de Governo, contempla várias intervenções na orla do bairro de Imbetiba
A partir de segunda-feira (19) a Prefeitura de Macaé inicia as obras de urbanização da orla da Imbetiba. O município investe R$ 17.633.458,31 na obra que tem prazo de finalização de um ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Governo, André Braga, nesta sexta-feira (16), à noite, na própria orla da Imbetiba, onde conversou com os moradores do bairro e detalhou o projeto que faz parte do Planejando Macaé. O objetivo é resgatar a importância da Imbetiba, que já foi um dos principais pontos turísticos da cidade.
- O interesse principal deste encontro é dar oportunidade para estabelecermos essa relação de interação entre o poder público e a comunidade que vive o dia a dia deste bairro, que já foi um dos principais corredores da noite macaense. É trazer novamente essa importância que a Imbetiba já teve para a cidade, o que ela simbolizava, oferecendo um novo cenário onde contemplamos as questões da cultura e do lazer. Este momento é para ouvir e apresentar à comunidade como os recursos públicos estão sendo investidos – informou André Braga, que também é coordenador do projeto Planejando Macaé.
A urbanização da orla da Imbetiba foi apresentada pelos arquitetos macaenses, Ian Wyatt e Fred Guedes, que elaboraram o projeto. As intervenções têm o objetivo de resgatar a importância histórica do bairro, melhorando a qualidade de vida de quem mora no bairro.
O projeto foi dividido em quatro partes e contempla um novo aspecto arquitetônico para a orla: a muralha (que faz parte da história do local) será rebaixada para ampliar a visão do mar e do Arquipélago de Santana; a praça será revitalizada com duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas. Serão instalados novos brinquedos na área do playground infantil, bancos e um banheiro público; uma passarela vai ligar um píer ao outro, onde será instalado um mirante, iluminação; uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia, entre outras intervenções.
- Nós do Planejando Macaé temos que garantir as referências do nosso município, como é o caso de locais como o Mercado de Peixes e a Petrobras, no bairro de Imbetiba. Esse quadrante, compreendido neste trecho que vai até aqui na Imbetiba foi motivo de acaloradas discussões entre a equipe de arquitetos e urbanistas de Jaime Lerner e a equipe técnica da prefeitura, onde visualizamos um potencial imenso. Queremos resgatar esse espaço, reformando o Mercado de Peixes, que passará a ser um Mercado Municipal, urbanizando a orla da Imbetiba e também fazer reviver a praia das Conchas. Entendemos e propusemos ao prefeito Riverton Mussi que buscasse não uma solução paliativa e que não fosse uma colcha de retalhes para corrigirmos os impactos acarretados na cidade nas últimas décadas. É isso que estamos fazendo agora com o Planejando Macaé, com intervenções que contemplam uma melhoria de qualidade de vida para a população, desde a questão do saneamento, com um plano para toda a cidade, como a da cultura, com o Projeto da Plataforma Cultural,planejando a cidade para mais um período de crescimento para os próximos 10, 20 e 40 anos – completou o secretário de Governo.
Moradores falam sobre melhorias
Os moradores do bairro, e também de outras localidades de Macaé, participaram da apresentação do projeto, que contou com a presença do presidente da Associação de Moradores da Imbetiba (AMAI), Marcelo Peixoto, do vereador Igor Sardinha, secretários municipais. Peixoto comemora o início das intervenções da orla.
- Agradecemos ao prefeito pelo início das obras. Há muito tempo aguardamos essa revitalização da orla e, agora, sentimos que vai sair. O projeto é maravilhoso e vai dar outra vida ao bairro. Desde o primeiro momento o prefeito fez essa promessa e agora vai acontecer. Com a intervenção na orla o bairro vai ficar totalmente revitalizado – disse Marcelo Peixoto.
Moradora do bairro desde que nasceu á 60 anos, a costureira Verônica Ribeiro também concorda com o presidente da AMAI de que há muito tempo os moradores aguardam essas obras. “Queremos melhorias para o bairro. Isso aqui já foi o cartão postal da cidade e os moradores querem um espaço onde possam vir passear de dia e de noite, onde as crianças possam brincar. Enfim, todas as melhorias que nós merecemos como moradores. Estamos aguardando as obras com ansiedade”, disse
A dona de casa Teresa Lúcia Mariano, mora na Rua dos Jesuítas. Niteroiense, adotou a Imbetiba como seu novo lar há 33 anos. “Aqui era muito bom, queremos esse espaço de lazer de volta, com parque, quiosque, local para fazer uma ginástica. Com as obras esperamos poder ter tudo isso de volta”, diz
O padeiro Élcio Vieira de 35 anos mora no bairro há 30 anos. “Quanto mais coisas tiver melhor! Estamos aguardando essas melhorias e esperamos que a orla volte a ser o era para podermos aproveitar esse espaço para lazer todos os dias!”, disse.
O Programa Planejando Macaé também prevê a construção de uma Plataforma Cultural, que será um espaço para diversas manifestações culturais, também na orla da Imbetiba.