Foto: Ana Chaffin
Intervenções somam quase R$ 18 milhões
A orla da Praia de Imbetiba, um dos locais mais tradicionais de Macaé, já está começando a ficar de cara nova. As obras do programa Planejando Macaé já começaram. Esta semana, as equipe trabalham na reforma do calçadão, próximo ao estacionamento do Forte Marechal Hermes e à Rua da Igualdade. No local, será implantado o Canto da Memória, espaço dedicado a homenagear as personalidades da cidade.
No projeto de revitalização da orla da Imbetiba, o município investe R$ 17.633.458,31. O objetivo é resgatar a importância histórica do bairro, melhorando a qualidade de vida dos moradores. O projeto inclui o rebaixamento da muralha que vai ampliar a visão do mar e do Arquipélago de Santana e a revitalização da Praça, que terá duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas.
- Além disso, serão instalados novos brinquedos na área do playground infantil, bancos e uma academia para idosos. Outra ação será a construção de passarela vai ligar um píer ao outro com instalação de iluminação. Na areia da praia, uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia, entre outras intervenções, explicou o coordenador técnico do Planejando Macaé, Júnior Patrocínio.
Desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o Planejando Macaé inclui intervenções complexas em toda a cidade.
- De norte a sul, a cidade será transformada com projetos que contemplam melhoria na drenagem e saneamento, no sistema viário, educação superior, entre outros. Projetos, enfim, que vão dar uma nova ordem a cidade que é a base da exploração da maior riqueza nacional atua, o petróleo, comentou o secretário de Governo, André Braga, coordenador geral do programa,lembrando que no caso da Imbetiba, o projeto foi feito com a aprovação dos moradores.