logo

Planejando Macaé: produto final será apresentado em Seminário

06/04/2011 14:55:57 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Além do seminário, prefeitura vai apresentar orçamento direcionado ao programa em evento no Clube Cidade do Sol

O projeto de elaboração do Planejando Macaé chega à reta final, com a entrega nesta terça-feira (5) do produto final. O secretário de Governo, André Braga, recebeu o projeto completo das mãos do arquiteto que coordena a equipe de consultores do escritório de Jaime Lerner, Taco Roorda. O Planejando Macaé é um programa pioneiro da prefeitura de Macaé, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), por meio de convênio com o escritório do arquiteto curitibano.

Já estão agendados dois eventos para a apresentação do projeto completo do Planejando Macaé: um Seminário, no Paço Municipal da prefeitura e a apresentação do Orçamento do Programa, no Clube Cidade do Sol. As datas dos eventos ainda vão ser confirmadas, mas a previsão é que aconteçam no final deste mês e início de maio, respectivamente. A apresentação do orçamento contará com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Também participaram da entrega do documento o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, o coordenador da equipe técnica da prefeitura, Paulo Patrocínio Júnior e os arquitetos Paula Guedes e Ian Wyatt.

Planejando Macaé

O Planejando Macaé é o maior projeto de planejamento já realizado no município nos últimos 40 anos. Durante nove meses 25 consultores da equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner e 30 técnicos da prefeitura se debruçaram no estudo do diagnóstico do município, apresentando projetos e propostas para o município, principalmente para a área urbana, considerado mais crítico para o governo municipal.

- Vamos devolver ao município a identidade perdida ao longo desses anos, a partir de um projeto ousado e que pensa a Macaé do presente e do futuro e que nortearão as administrações daqui para frente. Agora, vamos transformar esse trabalho em realidade, onde essas ações serão executadas de forma integrada, acompanhadas pelos secretários das pastas e pela Segov para a implantação dos projetos apresentados – explica o secretário de Governo.

O projeto, elaborado em parceria entre a equipe técnica da prefeitura, composta por representantes de diversas secretárias, e em parceria com a equipe de consultores de Jaime Lerner contém as principais diretrizes para reestruturação urbana de Macaé.

- O projeto Planejando Macaé foi tratado por Lerner a partir da drenagem das águas pluviais – que ele chama de desenho das águas – que dá o direcionamento para o crescimento e planejamento da cidade e que está contido nas propostas das diretrizes de estruturação urbana. Essas ações contemplam, além da drenagem, o uso e ocupação do solo, a mobilidade urbana e o meio ambiente – explica André Braga.

A partir das diretrizes de estruturação urbana, o produto final do Planejando Macaé contém os Projetos Urbanos Estratégicos, o que o arquiteto Jaime Lerner chama de Acupunturas Urbanas.

- Esses projetos incluem intervenções na Zona Central da cidade (reurbanização do Calçadão da Rui Barbosa), reforma da orla da Imbetiba, Barra de Macaé, Parque Urbano do Canal 3 Pontas (Lagomar), Avenida Evaldo Costa,VLT - Metrô Macaé, requalificação da Rodovia Amaral Peixoto para Boulevard no trecho entre o trevo da Cancela Preta e o Posto da Petrobras, Plataforma Cultural e intervenções no Parque da Cidade - explica Taco Roorda.

De acordo com o consultor do escritório do arquiteto Jaime Lerner, a surpresa boa foi que a prefeitura de Macaé já possuía vários produtos e ideias prontas que puderam ser agregadas ao Planejando Macaé.

- Juntamos as propostas da prefeitura e da equipe da consultoria e acabamos fazendo um trabalho unificado. O projeto também leva em conta que a cidade seja mais democrática, sem divisões, privilegia os símbolos de Macaé e a identidade que o município tem com a pesca – explica Taco Roorda.


Fotos Relacionadas