Foto: Kaná Manhães
Revitalização da Imbetiba será o primeiro projeto desenvolvido pelo programa. Orla vai ganhar cara nova
O planejamento urbano é um dos maiores desafios contemporâneos, ainda mais em um município que cresce mais do que a média nacional, é considerado o segundo mais dinâmico do país e o primeiro em desenvolvimento municipal do Estado. A afirmação é do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que desenvolve em Macaé um programa pioneiro na história da cidade para ordenar seu futuro urbanístico pelos próximos anos. O primeiro bairro atendido pelo programa será a Imbetiba, com as obras de revitalização da orla da Imbetiba.
O projeto, de autoria de arquitetos macaenses com acompanhamento da equipe de Lerner, inclui a melhoria do espaço para esportes, próximo à sede da Petrobras. Serão implantados arquibancada, campo de areia, abrigos novos de ônibus e outras intervenções. A praça terá também uma Plataforma Cultural. Na área central da orla, a muralha será rebaixada e haverá uma ciclovia e estacionamento. Em outro local, haverá estátuas de personalidade de destaque do município. Também consta no projeto uma passarela ligando dois dos piers da orla (os mais próximos da praça). O projeto inclui também novos mobiliários, iluminação e playground.
Além da Imbetiba, outros quatro projetos do estudo finalizado do Planejando Macaé começam a ser colocados em prática: a revitalização do bairro Imbetiba – considerado o coração da cidade -, a reforma do calçadão da Avenida Rui Barbosa e do Mercado de Peixe, a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
Segundo o prefeito Riverton Mussi, já foi licitado o trecho da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto entre o trevo da Praia Campista e a Cancela Preta. “Estamos em negociação com o governo do estado para a duplicação da RJ-106 de Macaé a Rio das Ostras”, pontuou.
Planejando Macaé
Para implementar as ações em Macaé, o arquiteto Jaime Lerner conta com uma equipe formada por arquitetos, engenheiros e projetistas, que se debruçam diariamente sobre as informações colhidas e os problemas verificados em todos os setores da cidade. As ações elaboradas pela equipe de Lerner, com apoio da estrutura da prefeitura, são chamadas Projetos Urbanos Estratégicos ou Acupunturas Urbanas.
- O objetivo do projeto Planejando Macaé é promover o desenvolvimento humanizado a partir de um planejamento urbano sustentável, levando em conta os desafios do crescimento constante da cidade. Nossa intenção é promover um novo ordenamento para o espaço urbano, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e em uma cidade mais humanizada, corrigindo situações do cotidiano, comentou o secretário de Governo e coordenador Geral do Projeto Planejando Macaé, André Braga.
O subsecretário de Governo, Fernando Amorim, detalhou que o projeto Planejando Macaé é desenvolvido de forma contínua, com reuniões entre a equipe Técnica Municipal e o grupo de consultores do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. A Câmara Permanente de Gestão; secretarias de Meio Ambiente, Habitação, Mobilidade Urbana, Obras; Esane; Defesa Civil; Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), entre outras acompanham os projetos, coordenados pelas secretarias de Governo e Planejamento.
Todos os projetos em andamento no município - como a macrodrenagem, que visa acabar com os pontos de alagamento em dias de chuvas fortes - são realizados em sintonia com as decisões do Planejando Macaé. “O programa possui ações integradas com as necessidades do presente e o que o município precisará para garantir um futuro sadio e estrutural para os próximos anos dentro da concepção de ordenamento urbano. Essa é a nossa preocupação”, citou André Braga.
A consultoria de Jaime Lerner já foi contratada por outras prefeituras e governos estaduais para prestar serviço de planejamento urbano, como Cuiabá (MT), Niterói (RJ), Joinville (SC), Montes Claros (MG), governo do Distrito Federal, Florianópolis (SC), entre outras.