logo

Planejando Macaé: projetos já estão em andamento

24/01/2011 16:16:15 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Reforma da orla da Imbetiba será o primeiro projeto. Obra já está aprovada e licitada

As obras que serão iniciadas por meio do projeto Planejando Macaé já estão em estudo pelos arquitetos macaenses. O primeiro a ser implantado será o projeto de revitalização da orla da Imbetiba, que está aprovado e licitado. Ao todo, cinco projetos já foram apontados como prioritários. O projeto Planejando Macaé é uma iniciativa da prefeitura e está sendo conduzida pelo consultoria do arquiteto Jaime Lerner.

Além da reforma da Imbetiba, também estão em estudos a requalificação do calçadão da Avenida Rui Barbosa e do Mercado de Peixe, e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho – VLT – Metrô Macaé. Outro projeto apontado como prioridade é duplicação e requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A ideia é transformar em Boulevard, privilegiando os pedestres, o trecho entre a Cancela Preta e o trevo da Praia Campista.

A pedido do próprio Jaime Lerner, uma equipe de arquitetos de Macaé, em parceria com os arquitetos do urbanista curitibano, está acompanhando os projetos para agilizar o andamento das ações. O projeto de reforma e requalificação urbana da orla da Imbetiba é de autoria dos arquitetos macaenses Ian Wyatt, Frederico Guedes e Francisco Viniegra.

O projeto divide a orla da Imbetiba em quatro partes. Próximo a sede da Petrobras, será melhorado o espaço para esportes, que terá arquibancada, campo de areia abrigo novos de ônibus e outras intervenções. A praça terá uma Plataforma Cultural. Na área central da orla, a muralha será rebaixada e terá ciclovia e estacionamento. O local próximo aos cemitérios que contará com estátuas de personalidade de destaque do município. Também consta do projeto uma passarela ligando dois dos piers da orla (os mais próximos da praça). O projeto inclui também novos mobiliários, iluminação e playground.

- A solução que encontramos para a orla da Imbetiba é de fácil compreensão, pois se caracteriza pela simplicidade e clareza das vontades do cidadão frequentador deste local. O projeto em sua totalidade foi pensado de forma a minimizar sua interferência no contexto existente. Sua obra visa uma execução simples e eficiente. Na busca por um ambiente ao mesmo tempo acolhedor, monumental, íntimo, bucólico e urbano, lírico e funcional, buscando harmonizar e valorizar a contraditória Imbetiba, explicou o arquiteto Ian Wyatt.

Planejando Macaé: projeto quer desenvolver novo ordenamento para a cidade

A partir do entendimento das intervenções urbanas necessárias e dos projetos estruturais apropriados à realidade do município, a equipe Técnica Municipal e a do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, está discutindo as propostas, chamadas Projetos Urbanos Estratégicos ou Acupunturas Urbanas, nas reuniões técnicas.

- O objetivo do projeto Planejando Macaé é promover o desenvolvimento humanizado a partir de um planejamento urbano sustentável, levando em conta os desafios do crescimento constante da cidade. Nossa intenção é promover um novo ordenamento para o espaço urbano, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e numa cidade mais humanizada, corrigindo situações do dia a dia. Através do Programa Planejando Macaé a prefeitura vem desenvolvendo uma comunicação técnica integrada de todos os projetos do município e buscando soluções para uma cidade melhor, com intervenções que possam atender demandas a curto, médio e longo prazo, destacou o secretário de Governo e coordenador Geral do Projeto Planejando Macaé, André Braga.

O subsecretário de Governo, Fernando Amorim, explica que o projeto Planejando Macaé está sendo desenvolvido de forma contínua, com reuniões entre a equipe Técnica Municipal e o grupo de consultores do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Na última semana, os grupos participaram de reuniões, onde foram discutidas questões como saneamento, mobilidade urbana, meio ambiente e habitação.

A equipe Técnica Municipal foi formada para acompanhar o andamento do Planejando Macaé, fornecendo dados sobre projetos em andamento ou previstos para serem implementados. A equipe da prefeitura é formada por representantes de diversas secretarias municipais envolvidas com o tema, como Câmara Permanente de Gestão, Meio Ambiente, Esane, Habitação, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), Obras, entre outras, e coordenada pelas secretarias de Governo e Planejamento.

Com esses dados e o diagnóstico da cidade, elaborado pela equipe de consultores do escritório do urbanista Jaime Lerner, estão sendo realizados diversos Encontros Técnicos para a discussão dos principais temas. Nessas reuniões é realizada uma comunicação técnica integrada de todos os projetos do município.

- Tudo vem sendo desenvolvido a partir da reunião de propostas em associação aos Planos, como o Diretor, Códigos e outros instrumentos públicos, que já foram aprovados pela população também, lembra o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

Na quarta-feira (26), a equipe Técnica Municipal realizará mais uma reunião de trabalho, desta vez com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) para discutir os projetos que serão iniciados.

- A atual etapa do Planejando Macaé inclui uma série de discussões em torno dos projetos apontados como estratégicos para o município e que está acontecendo através dos grupos de trabalho. Estamos avançando no compartilhamento das informações técnicas necessárias -, informou o coordenador Técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, Júnior Patrocínio.


Fotos Relacionadas