logo

Planejando Macaé: propostas finais marcam pré-lançamento

27/04/2011 16:12:12 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Conteúdo do programa contempla intervenções para um novo ordenamento urbano e o resgate da identidade do município

Com uma importância cada vez mais relevante no cenário regional, Macaé se prepara para viver uma nova etapa. Próxima de completar 200 anos, a capital nacional do petróleo vive um momento histórico, onde o planejamento urbano é a principal ferramenta para o desenho de um novo município. O conteúdo do Programa Planejando Macaé, apresentado nesta quarta-feira (27) durante o pré-lançamento, contempla propostas estruturantes para um município com melhor qualidade de vida para a população.

Na apresentação, o secretário de Governo e coordenador geral do Planejando Macaé, André Braga, representou o prefeito Riverton Mussi.

- Este é um momento extremamente importante para a história do futuro de Macaé. O crescimento desenfreado do município apontava para a necessidade de uma nova infraestrutura e equipamentos urbanos que trouxessem um maior conforto na mobilidade urbana e nas atividades da população. O Planejando Macaé contém um plano de metas para o crescimento da cidade - que se aproxima de completar 200 anos - de forma mais madura e planejada. Agora é o início do processo de transformar o programa em obras e resultados. É importante ressaltar que este é um projeto da sociedade que irá balizar os futuros governos – explicou André Braga.

Na parte da manhã, foram apresentados painéis sobre “Acupunturas Urbanas” (intervenções de diversos tamanhos que têm o objetivo de trazer melhoria para uma região maior) e “Mobilidade”. À tarde, “Estruturação Urbana: Instrumentos Ambientais e Saneamento”.
Os técnicos da equipe do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, Taco Roorda e Igor Spanger, detalharam as propostas finais do Programa Planejando Macaé para uma platéia composta pela vice-prefeita, Marilena Garcia, os vereadores Carlos Emir Mussi Júnior (que representou a Câmara Municipal) e Igor Sardinha, diversos secretários municipais, vereadores e técnicos da prefeitura.

Um dos pontos relevantes do Planejando Macaé é pensar o futuro sem deixar de olhar o passado da cidade. O Mercado de Peixes, que representava o primeiro item da pauta econômica para o município; a orla da Imbetiba, ponto de referência da cidade antes do petróleo e a Avenida Rui Barbosa, principal via do centro. O objetivo é contemplar o Mercado com melhor infraestrutura e revitalização da orla da Imbetiba e do Calçadão da Rui Barbosa.

- O crescimento da cidade foi avassalador e muitas demandas foram reprimidas. Ocupamos a parte mais baixa da cidade e agora temos questões hídricas e de esgotamento que estão sendo contempladas. O prefeito Riverton foi muito feliz em reunir a equipe de Jaime Lerner com uma equipe técnica da prefeitura para preparar uma Macaé melhor para o futuro – completou o secretário de Governo.

Marilena Garcia lembrou que muitas ações poderiam ter sido feitas no passado.

- Este sonho do planejamento que o município realiza agora com o Jaime Lerner é um marco histórico e que reúne competência e eficiência. Macaé é um município petroleiro e único nas Américas. Este é o nosso desafio: fazer esse sonho acontecer, destacou.

O apoio do Legislativo para a aplicação do Programa Planejando Macaé foi lembrada pelo vereador Carlos Emir Júnior.

- O projeto tem que ser pensado não como uma política de governo, mas como política de estado. A parceria do Legislativo para a aprovação de leis e todas as necessidades que o Executivo tiver para que esse projeto aconteça, eu tenho certeza que a resposta será positiva para termos a cidade que todos nós queremos, disse o vereador.

De acordo com André Braga, a atuação relevante do prefeito de Macaé para a região mostra a polarização do município como referência para a região.

- A parceria do município com o governo do estado do Rio é extremamente importante para a região. Um exemplo disso é a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) que estamos buscando e que também vai beneficiar Rio das Ostras. O governador Sérgio Cabral tem sensibilidade em relação a região e tem feito o que é possível para essa relação se manter sadia e direta, disse o secretário, lembrando também que Riverton assumiu este ano a presidência da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).

Propostas Finais

A apresentação conclusiva das propostas do Programa Planejando Macaé contemplam diretrizes finais que serão estudadas e analisadas para a execução dos projetos das obras necessárias nos próximos 12 meses. O projeto completo será apresentado para a população no lançamento que será realizado no Clube Cidade do Sol, local onde foi formalizado o convênio entre a prefeitura de Macaé e o arquiteto e urbanista Jaime Lerner. O lançamento será realizado no mês de maio.

O arquiteto Taco Roorda apresentou diversos cenários da cidade, seus potenciais e conceitos, como a área central da cidade, o Mercado de Peixes como referência, a atividade pesqueira e sua importância para a Barra de Macaé, a implantação de uma Plataforma Cultural (local para atividade artística e cultural para reunir todas as nacionalidades presentes na atividade petrolífera em Macaé) e a transformação da Rodovia Amaral Peixoto em Boulevard, entre o Posto da Petrobras, na Praia Campista, e o trevo da Cancela Preta.

Uma das propostas do Programa Planejando Macaé é a criação de áreas para acumular águas pluviais, como por exemplo, o Parque Urbano do Canal Três Pontes. “São superfícies de água para acumular águas de chuva. Essa é uma solução de macrodrenagem, como aconteceu em Curitiba, e que também pode ser aprovado para fazer parques urbanos associados que passam a valer como área de lazer para a cidade”, explicou o arquiteto.

Outro ponto destacado foi a mobilidade urbana com a apresentação dos eixos viários já existentes e a criação de novos, implantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilho, nova via ampliando as Linhas Azul e Verde, o Metrô Macaé, entre outras propostas.
- Reafirmo o que André falou que a questão da mobilidade não vai se resolver com um único sistema e sim com a eficiência de todos os modais, inclusive pelo uso de bicicleta. São vários itens que somados resolvem essa questão –explicou Igor Spanger.


Fotos Relacionadas