logo

Plantio neutraliza carbono da Interart e atende reivindicação do Barramares

03/04/2012 06:38:49 - Jornalista: Tathiana Campolina

Um plantio realizado, na manhã de domingo (01), pela Secretaria de Ambiente, em parceria com os organizadores da Feira Internacional (Interart/Macaé) e Associação de Moradores do Barramares, serviu para neutralizar o carbono da Interart e, ao mesmo tempo, atendeu uma reivindicação dos moradores do bairro Barramares. Ao todo, 56 árvores frutíferas foram plantadas em uma área de aproximadamente 500 metros. O local foi denominado de Aldeia Coroa Vermelha, em homenagem aos índios Pataxós, que participaram do plantio das mudas que vieram desta aldeia, localizada em Santa Cruz de Cabrália (BA).

Para o secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, a área verde no bairro melhora a qualidade de vida dos moradores. “Este ato é importante para o microclima, vamos construir um ambiente urbano muito melhor. Futuramente, as crianças vão poder brincar neste pequeno bosque, além de toda a população poder colher as frutas que darão aqui”, destacou.

O secretário salientou que tudo foi feito em parceria com a comunidade. “Antes de plantar, tivemos que cercar a área para animais não invadirem o local da plantação e os moradores nos ajudaram a construir. Agora, vamos precisar da ajuda deles para essas mudas não morrerem”, disse.

O diretor da Interart, Osvaldo Almeida Junior, avaliou a importância do evento. “Estamos organizando uma feira internacional, onde grande parte dos objetos vendidos são artesanatos que dependem da natureza e, por isso, é importante a neutralização do carbono. Recebemos carros de várias partes da região o que gera muito impacto e temos que nos preocupar com o meio ambiente”, ressaltou.

O representante da cultura Pataxó, o índio Jupará, disse que os índios querem preservar a natureza e participar de eventos como este que reforça esta importância. “Na nossa aldeia nós fazemos isso, plantamos árvores e estamos muito gratos por este plantio. Temos que reflorestar o Brasil, os grandes fazendeiros e empresários estão acabando com tudo”, salientou.

O presidente da Associação dos Moradores, Francisco Assis, conhecido como Ceará, frisou que o evento ficará na historia do bairro. “Este momento será histórico para nós moradores, pois além de plantarmos uma área verde no bairro, tivemos a presença ilustre dos índios Pataxós. É inesquecível”, afirmou.

Antes e depois do plantio os índios abençoaram a ação na língua patxohã.