Poesia agita cultura na cidade

16/03/2006 16:29:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Todos os conteúdos sobre poesia serão tratados pelo professor Gerson Dudus, na oficina intitulada “Fazendo Amor com a Língua”. As inscrições para este curso, que acontece em nesta sexta-feira (17), das 18h às 22h estão sendo feitas na Biblioteca Pública Municipal Doutor Télio Barreto, que fica no Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro. As inscrições podem ser feitas no horário comercial.

Segundo a difusora cultural da Biblioteca, Célia Jatobá, serão tratados temas como modernismo, diferença entre poema e poesia, se letra de música pode ser poesia, a possibilidade de aprender esta arte e outros. “Todos os assuntos serão ministrados aos poetas macaenses, aos que gostam e produzem textos poéticos”, avisa.

O professor Gerson Dudus é mestre em comunicação e cultura, poeta, autor de livros com poesias, vencedor de dois festivais Petrobras de poesia e ganhador do Prêmio Nacional de Poesia Cidade de Belo Horizonte, além de coordenar oficinas literárias em São Paulo.

Polipoesia

A Fundação Macaé de Cultura, que administra a Biblioteca, está realizando neste mês de março, evento poético, intitulado “Polipoesia”. Dessa forma, na próxima terça-feira (21), em que se comemora o Dia internacional da Poesia, haverá sarau, às 19h, no Foyer do Centro Macaé de Cultura, com a participação de diversos poetas macaenses.

Na última terça-feira (14), foi realizado encontro de poetas, neste local, havendo destaque para as apresentações de poetas, como o jornalista Martinho Santafé, Sandra Wyatt, Jorge Piri, Vera Lírio, Carlos Magno, Rita Brennand, Adriana de Assis Marcondes, além do secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo. “Nesta ocasião, houve a participação de 70 pessoas, além de terem sido recitados poemas de Manoel Bandeira e Fernando Pessoa”, conta entusiasmada Célia Jatobá, acrescentando que, no local, há exposição de poemas de Mario Quintana e Manoel Bandeira.