logo

População da Serra já conta com serviços ambientais mais próximos

21/05/2010 08:43:08 - Jornalista: Lourdes Acosta

Com a inauguração da nova base operacional da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), no distrito de Glicério, ocorrida quarta-feira (19), os moradores da área rural de Macaé começam a buscar os serviços públicos ambientais mais próximos de suas casas. A nova base da Semma foi inaugurada no prédio onde funciona o Centro de informações e operações Turísticas e a Escola de Canoagem, na principal via de Glicério.

De acordo com o secretário Maxwell Vaz, que esteve acompanhado do subsecretário de Turismo, Rosalvo Junior, da coordenadora da Base, Neiva dos Santos, de representantes de associações de moradores, da ONG Amigos da Serra e de funcionários da Semma, no lançamento dos serviços que estão sendo oferecidos aos cidadãos de Glicério, Córrego do Ouro, Trapiche e outros logradouros, a nova base busca melhorar os indicadores básicos de desenvolvimento socioambiental com a proteção dos recursos naturais da região.

- Temos o dever de indicar as medidas para prevenir e mitigar eventuais impactos ambientais negativos e identificar ações para maximizar os impactos positivos. Nossa base de Glicério vai orientar as pessoas quanto à preservação e executar ações de combate a crimes ambientais como o desmatamento, a caça e pesca ilegal, a poluição do solo, sonora e hídrica, o aprisionamento de animais silvestres, as queimadas e muitos outros serviços – ressaltou.

Segundo o coordenador de protocolo, Ubiratan Lacerda, as solicitações que mais chegam à secretaria, oriundas dos moradores serranos são na sua maioria, de denúncias. “As denúncias são de construções irregulares nas áreas de proteção permanente (APPs), nas faixas marginais de proteção dos rios, de esgotos a céu aberto, de desmatamentos e de caça ilegal. Temos também solicitações de poda e corte de árvores, principalmente no Frade”, revelou.

A informação do secretário é que a princípio, a nova base operacional de Glicério terá apenas um funcionário para atender o público e que as demandas serão atendidas pelas coordenadorias da Semma. Ele disse também que objetiva inaugurar outra base operacional no Distrito do Sana nas próximas semanas.

Serviços oferecidos

A partir de agora, o morador serrano já pode contar com os seguintes serviços ambientais mais próximos: resgate e reabilitação da fauna silvestre; plantio, poda e corte de árvores em logradouros públicos; controle das pragas urbanas e do caramujo, brigadas de apiculturas; coleta de resíduos tecnológicos, pilhas, baterias, pneus (Papa-pneus) e lâmpadas fluorescentes; combate a crimes ambientais como desmatamento, de caça e pesca ilegal, poluição do solo (Esgoto Zero), sonora (Lei do Silêncio) e hídrica; aprisionamento de animais silvestres, queimadas, construções em Faixa Marginal de Proteção (FMP), aterros, licenciamento e educação ambiental, entre outros.