Porto completa quatro anos de funcionamento em Macaé

15/03/2006 14:49:16 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos de Macaé (Porto) completa quatro anos neste sábado (18). Referência na região, o Porto tem ajudado a recuperar dependentes químicos, sem esquecer de oferecer apoio à família, através de orientações e terapias.

São 13 especialistas atuando no programa. As áreas dos profissionais são serviço social, terapia ocupacional, psicologia, pneumologia (para os dependentes de tabaco) e psiquiatria. Todos têm formação que os capacita para serem conselheiros em dependência química.

Segundo o coordenador administrativo do Porto, Nelson Quintino Teixeira, as pessoas que recebem tratamento têm de estar presentes pelo menos três vezes no programa, totalizando nove horas semanais. Os que quiserem encaminhar alguém para se libertar das drogas podem dirigir-se à Rua Conde de Araruama, nº 569, Centro, ou ainda telefonar para 2772-2317.

- Realizamos também o programa familiar, quando parentes de usuários e de dependentes químicos (os que usam drogas há muito tempo, tendo necessidade e comprometimento com elas) recebem apoio – disse o coordenador. O Porto é administrado pela Fundação de Ação Social, presidida por Fernando Horta.

Além de atuar com o público que procura atendimento direto, a equipe do Porto faz também trabalhos de prevenção com a comunidade, com palestras. Esta semana, a equipe de profissionais vai ministrar palestras para funcionários das empresas Ultratec e BHS Helicópteros. O tema será os males do álcool, tabaco e outras drogas.