A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação referente ao período 2017-2020. O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia, foi aberto em 2018 no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM da UFRJ e recebeu conceito cinco nesta Avaliação Quadrienal.
Atualmente, o PPGMCF da UFRJ conta com 18 alunos de mestrado e 12 alunos de doutorado matriculados. O programa já formou seis mestres e um doutor altamente qualificados. Segundo a Diretora Geral do Instituto Nupem e coordenadora do PPGMCF na gestão 2020-2022, professora Cíntia Monteiro de Barros, a nota surpreendente mostra que a interiorização da universidade é bastante viável e com cursos de excelência, agora comprovada por meio do resultado obtido.
A professora Manuela Leal da Silva, que divide a coordenação do PPGMCF com a professora Flávia Mury, explica que a nota obtida pelo Programa na última avaliação quadrienal reflete os esforços de todo o corpo social do Multicêntrico em promover o fortalecimento e a expansão da Pós-graduação em Ciências Fisiológicas fora dos grandes centros. “Além disso, contribui com o conhecimento científico e educação para a mudança socioeconômica da região", encerrou.
“Esta pós-graduação é da área de Ciências Biológicas 2 da CAPES, uma das mais concorridas e são poucos os que recebem notas de 5 a 7. Tanto que em todo o Norte Fluminense, o Multicêntrico em Fisiologia é o único, motivo esse pelo qual muito nos orgulhamos”, pontuou.