Macaé está presente no RIO+AGRO 2025 – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, um dos principais encontros do setor no Brasil, aberto nesta quarta-feira (01) e que vai até a próxima sexta-feira (03), no Centro de Convenções Riocentro – Pavilhão 2, no Rio de Janeiro. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater soluções sustentáveis para o futuro do agronegócio, com oportunidades de integração entre governo, setor privado, universidades e sociedade civil. O tema central deste ano é “Brasil, líder no desenvolvimento agroambiental sustentável do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, socioambiental e climática no mundo”.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, foi um dos palestrantes na cerimônia de abertura do evento. “Macaé é reconhecida como a capital nacional do petróleo e energia, mas tem investido cada vez mais na diversificação econômica e no fortalecimento do setor agroambiental. Participar do RIO+AGRO 2025 demonstra nossa determinação em alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social, consolidando a cidade como referência em desenvolvimento sustentável”, disse Welberth.
O prefeito acrescentou: "Observamos o desenvolvimento agrícola no estado do Rio de Janeiro. A produção de soja tem sido expressiva, superando as 10 mil toneladas em algumas cidades. A produção de milho também é destaque. Em Macaé, na agricultura familiar, oferecemos apoio integral, incluindo assistência técnica, maquinário e o fornecimento de insumos básicos, como fertilizantes. Além disso, garantimos a compra da produção para comercialização. Somos um setor produtivo com grandes oportunidades. Os produtores demonstram, em sua produção atual, um potencial significativo, superando a média nacional".
O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também participou da abertura do do RIO+AGRO 2025. "Eu quero parabenizar aos organizadores pela coragem de realizar um evento como esse, que está em sua segunda edição e crescendo. Fico muito feliz em perceber que uma feira como essa reúne diversos órgãos. O Governo do Estado está presente aqui, mostrando que feiras como essa levam ao desenvolvimento. E também divulgam o Rio de Janeiro e seus projetos ao Brasil e ao mundo", destacou Cláudio Castro.
Também participaram da cerimônia de abertura as seguintes autoridades: José Luiz Tejon (Publicitário, jornalista, conferencista internacional e Curador de Conteúdo e Programação do Rio+Agro), Cláudia Roseno (Gerente de Assistência do Departamento Nacional do Sesc), Davi Perini Vermelho (Presidente do Instituto Rio Metrópole), Flávio Ferreira (Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro), Carlos Favoreto (Presidente do Comitê Organizador do Rio+Agro e CEO da ECP Environmental Solutions e do Rio Olympic Golf Course), Alexandre Knoploch (Deputado Estadual do Rio de Janeiro), Ricardo Ganem (Diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro - PortosRio - MPOR), Victor Tinoco (Superintendente Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro), Deodalto José Ferreira (Deputado Estadual do Rio de Janeiro), Gutemberg de Paula Fonseca (Secretário de Estado de Defesa do Consumidor - SEDCON), Cássio Coelho (Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar - Seenemar) e Leonardo Vasconcellos (Prefeito de Teresópolis).
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, a participação no fórum é uma oportunidade de fortalecer o município como polo de desenvolvimento sustentável, além da possibilidade de atrair novos investimentos. “Macaé tem avançado em políticas públicas voltadas à diversificação econômica e à sustentabilidade. Estar no RIO+AGRO 2025 é fundamental para apresentarmos o potencial do município, estabelecermos conexões estratégicas e reforçarmos nosso compromisso com o desenvolvimento atrelado à sustentabilidade. Esse é um espaço onde ciência, negócios e cultura se encontram, e é motivo de orgulho para Macaé fazer parte desse diálogo internacional”, afirmou Rodrigo.
Macaé se tornou a capital estadual do agronegócio sendo maior produtor de gado confinado do Rio, segundo maior rebanho de gado solto do estado, líder na produção de grãos e agricultura familiar forte na merenda escolar.
O Secretário de Agroeconomia, Carlos Paes, enfatizou o impacto direto para o setor local. “Este fórum é uma oportunidade estratégica para apresentarmos o potencial agropecuário de Macaé, que vai desde a agricultura familiar até projetos de inovação tecnológica no campo. Queremos ampliar mercados, fortalecer parcerias e mostrar que Macaé tem muito a contribuir com o debate sobre um futuro sustentável”, salientou.
"O Brasil é líder mundial no desenvolvimento agroambiental do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, socioambiental e climática no mundo", pontuou o Presidente e Idealizador do Rio+Agro, Carlos Favoreto.
Entre as temáticas abordadas no fórum estão gestão do solo, mudanças climáticas e economia de baixo carbono. A programação inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e apresentações culturais.
O que o Rio+Agro 2025 oferece:
- Palestras com especialistas nacionais e internacionais.
- Exposição de produtos e serviços do agronegócio.
- Demonstrações de novas tecnologias agrícolas.
- Workshops e minicursos.
- Rodadas de negócios.
- Shows com grandes nomes da música brasileira.