logo

Potencial turístico de Macaé ganhará destaque

18/03/2015 09:46:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles e Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Centro de negócios nacional, Macaé também tem potencial de turismo de lazer

As riquezas turísticas de Macaé, com os seus atrativos naturais, serra e mar serão alvo de uma campanha que irá ressaltar toda a potencialidade da cidade, que possui ainda a segunda maior rede hoteleira do estado e um renomado polo gastronômico. Sob o nome "Macaé, capital nacional da energia", o projeto foi definido após reunião entre representantes da prefeitura e empresários ligados ao setor.

Para o secretário de Comunicação de Macaé, Antônio Luiz Santos, a união de esforços é fundamental para a realização de um trabalho em conjunto. "A publicidade abre caminhos. Vemos o poder público e o empresariado como aliados", afirmou. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães, também destacou a parceria. "A aproximação entre as partes é imprescindível", defendeu.

Vice-presidente de Turismo da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Vitor Crespo Cordeiro revelou que um projeto de sinalização no distrito do Sana, área turística do município, está sendo feito. "Toda a parte gráfica já está pronta. Estamos em processo de licitação para a confecção e instalação das placas", informou. Também está em andamento um curso de formação de condutores de ecotrilhas do Sana, com o apoio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e Sebrae, cujo foco está no turismo sustentável.

As ações de incentivo ao turismo agradaram os empresários ligados ao setor. "A visão da prefeitura é muito importante. Através desta iniciativa vamos colher muitos frutos", disse a diretora do Royal Macaé Palace Hotel, Isabel Tuñas. Estiveram presentes, ainda, o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes; o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Lenílson Guimarães; proprietários de hotéis; integrantes do polo gastronômico Praia dos Cavaleiros; e membros do Convention & Visitors Bureau (Macaé CVB), entre outros.

Município tem inúmeros pontos turísticos

Macaé tem belezas naturais como o Pico do Frade, Arquipélago de Santana, Lagoa de Imboassica, e as praias dos Cavaleiros e do Pecado. A cidade conta ainda com pontos turísticos como o Forte Marechal Hermes, a Igreja de Santana, a Serra da Cruz, as cachoeiras de Glicério, a Serra da Bicuda Grande e Pequena, Rio Sana, e Pico Peito do Pomba, entre outros.

Já o turismo de lazer em Macaé tem como atrativos a prática de esportes aquáticos como windsurf, surf, bodyboarding e mergulho (nas praias e na Lagoa de Imboassica); além de atividades consideradas radicais como rapel, rafting e canoagem (na região Serrana).