Pousada da Cidadania registra 200 atendimentos em 4 meses

27/04/2022 18:19:00 - Jornalista: Assessoria Desenvolvimento Social

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Atendimentos têm como referência os últimos quatro meses

Ao comemorar mais um ano de existência em julho deste ano, a Pousada da Cidadania, um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), contabilizou os acolhimentos feitos às pessoas em situação de rua e migrantes que chegam em Macaé. Os números revelam que nos últimos quatro meses de atendimentos, a instituição atendeu cerca de 200 pessoas.

Os assistidos recebem abrigo temporário com atenção especializada de assistência social, psicologia e enfermagem, além de encaminhamentos para as redes de saúde e educação, documentação e oferta de emprego da cidade, entre outros serviços. A proposta é resgatar os vínculos familiares e sociais, cuidados à saúde, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

Segundo dados do IBGE, Macaé tem, em média, 270 mil habitantes com moradia fixa e impactada por uma população flutuante de aproximadamente 50 mil pessoas por dia, oriundas dos municípios vizinhos, de passagem pela cidade.

O coordenador da Pousada, Alanderson de Souza, diversas pessoas passam pelo local, mas a média de acolhidos é de 50 pessoas que ficam o tempo necessário para a inclusão social.

“Nossa equipe é multidisciplinar e tem trabalhado para resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mercado de trabalho. Aqui os acolhidos recebem as principais refeições diárias, lavam as suas roupas e encontram referência com o atendimento de profissionais como assistente social, psicólogo, orientador social e outros”, destacou.

Perfil - As estatísticas revelam, ainda, que nos últimos meses, o perfil da população atendida, em sua grande maioria é de migrante e gênero masculino, oriundos da Região Sudeste, com pouca qualificação profissional, não documentados, escolaridade no ensino fundamental incompleto e desempregados.

Bruno S.O.G., de 38 anos de idade, soldador maçariqueiro/manutenção, é um desses acolhidos que utilizou a rua como espaço de sobrevivência por muito tempo, após o desemprego e o rompimento de vínculos familiares em sua terra natal, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Decidido a mudar de vida, aceitou o encaminhamento do Centro Pop (que fez a abordagem social) para se hospedar na Pousada da Cidadania.

“Desde os 19 anos de idade eu trabalho, passei pelo serviço digno numa siderúrgica, e de repente, me vi desempregado, tendo que optar pelos ‘biscates’ para sustentar uma família. Os laços familiares me decepcionaram, então, busquei reconstruir nova família, mas não deu certo. Somado a isso, houve também desentendimentos com parentes por causa do espaço de moradia. Então, resolvi tentar a vida em outro local. Agora, me vejo aqui na Pousada tentando recomeçar minha história de vida”, contou.

Segundo a psicóloga, Luciana Rust, a maioria dos acolhidos chega na Pousada abatida e sem esperança. “Eles chegam aqui fragilizados, com baixa autoestima, com sentimento de desesperança frente os desafios que precisam enfrentar e muitos com problemas de dependência química e etílica. São ‘escutados’ pela equipe que fica atenta às demandas que cada um traz, procedendo após esse acolhimento inicial aos encaminhamentos que se fizerem necessários”, ressaltou.

Características

O prédio localizado no Jardim Bela Vista é composto de cinco pavimentos, com 21 suítes, refeitório e salas de atendimento, além de uma área para plantio. O atendimento do abrigo é semelhante a uma residência e com limite máximo de 50 pessoas. Conta com profissionais preparados para receber os usuários em qualquer horário do dia ou da noite, enquanto é feito um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários. Mantida pela Prefeitura de Macaé, através da SMDSDHA, acata a resolução 109 de Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, quanto à proteção social de alta complexidade, que criou o abrigo institucional.

A Pousada da Cidadania fica na Rua Orlando Tardelli, 206, Jardim Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste. O atendimento acontece todos os dias, durante 24h.


Fotos Relacionadas