logo

Praça é palco maior para o Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2012 15:06:00 - Jornalista: Tania Garabini

Foto: Kaná Manhães

As atividades são desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Ambiente e o Fundo Ambiental de Macaé

Centenas de alunos, técnicos da Secretaria de Ambiente e do Fundo Ambiental de Macaé, populares comemoraram nesta terça-feira (05) o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a Semana Verde, na Praça Veríssimo de Melo, que une mostra, palestras, apresentação de bonecos articulados, de curta metragem e participação do grupo instrumental musical. As atividades são desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Ambiente e o Fundo Ambiental de Macaé. O evento na praça encerra-se nesta quarta-feira (06), após às 16h, quando haverá apresentação de um curta. O secretário e o adjunto de Ambiente, Romulo Campos e Fernando Marcelo, respectivamente, estiveram presentes na praça, bem como a presidente do Fundo Ambiental, Neila Paula de Azevedo e dezenas de servidores da Secretaria de Ambiente.

Para o secretário de Ambiente, Romulo Campos, que também é coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente deveria ser a tomada de ações cotidianas que nos ajudam a refletir as atitudes individuais em relação ao ambiente. “Temos que refletir sobre o Meio Ambiente ao vermos como realmente estamos destinando ao nosso lixo, consumo de energia, respeito ao próximo e acima de tudo buscar a sustentabilidade”, detalha.

A Semana Verde começou na segunda-feira (04) com a realização de mesa redonda sobre o Meio Ambiente, apresentação de grupo instrumental musical ambiental, a banda da Guarda Ambiental e exibição de um curta. Hoje pela manhã o público conferiu apresentação da Cia. de Boneco, palestra sobre o projeto Macaé Cidadão e exibição de curtas.

Nesta quarta (06), às 11h, vai ser ministrada uma palestra com Victor Boghi, educador ambiental, seguido de diversas atividades e exibição de curtas. Nos três dias da feira Semana Verde, a AFA realizou palestra sobre a bacia hidrográfica do Rio Macaé. Para isso, o palestrante Paulo Sérgio utiliza uma maquete feita com material reciclado retirado do lixo. A apresentação empolga adultos e criança, tanto pela fidelidade da maquete, criada por artesões macaenses como pelo teor do assunto. Paulo Sérgio aborda sobre a bacia hidrográfica, falando desde a localização até a história da antiga cidade e seus primeiros habitantes, os índios.

Além dessa apresentação, estão na praça o grupamento da Guarda Ambiental e da Brigada de Incêndio, com os aparelhos para combate a focos de fogo e realizando palestras sobre animais peçonhentos e técnicos de ambientes deram palestras sobre resíduo sólido, descarte de lixo seletivo, entre outros.


Fotos Relacionadas