logo

Praça Veríssimo de Melo recebe serviços de manutenção

23/08/2013 10:17:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: João Barreto

Praça Veríssimo de Melo possui espécies centenárias, que ganham avaliação de especialistas

Com o objetivo de proporcionar mais segurança e melhorar o aspecto de um dos pontos mais movimentados do Centro, a Prefeitura de Macaé executa uma série de ações na Praça Veríssimo de Melo.

O trabalho acontece desde o início do mês e reúne equipes da Coordenadoria de Arborização da secretaria de Ambiente e da secretaria de Limpeza Pública, que fazem o trabalho de poda. Os serviços devem se estender ainda por mais alguns dias, pois o local recebe grande circulação de pessoas durante todo dia.

Além disso, a poda das árvores evita a queda de galhos, melhora a iluminação do local e possibilita uma visualização da praça pelas câmeras do Sistema de Videomonitoramento instaladas no entorno. Uma equipe da Empresa de Iluminação Pública (Emip) também acompanha o serviço na praça para substituir eventuais lâmpadas queimadas.

De acordo com os biólogos da secretaria de Ambiente, a maioria das árvores da praça é de oitis com cerca de 70 anos e plantas epífitas, como bromélias e orquídeas, que costumam usar as árvores como suporte para obter mais luz, umidade e nutrição. O trabalho inclui retirada de galhos mortos, e avaliação da situação das árvores.

A Praça Veríssimo de Mello conta com muitas espécies vegetais, sendo uma área importante para o município, por sua beleza paisagística e também para a preservação das espécies. Além disso, ela é um dos principais pontos de encontro do Centro da cidade e nela são realizados diversos eventos, como a feirinha, que acontece semanalmente às quintas-feiras.

História da Praça Veríssimo de Melo

A Praça Veríssimo de Mello surgiu em 1813, como parte das doações feitas ao recém-criado município. Já em 1837, os logradores públicos de Macaé são urbanizados e, oficialmente, recebem denominação.

A cidade ganha o Largo da Alegria. Em 1886, ocorre o primeiro tratamento de jardinagem do lugar, que é elevado à categoria de praça, recebendo o nome da herdeira do Império – Dona Isabel – passando a ser o point da aristocracia local que ali exibia suas grandezas.

Após o falecimento do promotor público Ignácio Veríssimo de Mello, em 1933, a praça recebe sua atual denominação. A praça conta com o coreto, construído na primeira década do século XX, o obelisco comemorativo do primeiro centenário de Macaé, o Monumento a Veríssimo de Mello, com um busto de bronze, e o chafariz, uma preciosa peça do século XIX, confeccionada em ferro fundido.