Foto: Divulgação Secretaria de Educação
A atividade é realizada no contraturno escolar
O Projeto Meta da Superintendência de Educação Integrada e Coordenação de Esporte tem o objetivo principal de desenvolver atividades esportivas no contraturno escolar. Entre elas está a prática do Xadrez, que vem conquistando alunos da rede municipal de ensino.
De acordo com informações do coordenador de Esporte, Fernando Gama, o Projeto Meta, conta também com atividades esportivas de vôlei, handebol, queimada, corfebol, entre outras e possui, em média, 1000 alunos.
"São 15 escolas localizadas entre a área urbana e região serrana que participam das aulas de Xadrez, com alunos na faixa etária de seis a 17 anos de idade. Em média, são 600 estudantes que são praticantes dessa atividade", informou.
Ele acrescentou ainda que a finalidade é ocupar o tempo ocioso desses estudantes com atividades saudáveis, desenvolver a maturidade intelectual e ainda contribuir para minimizar a evasão escolar e possibilitar um ambiente mais prazeroso nas escolas.
Além disso, o jogo de Xadrez proporciona maior desenvoltura ao tomar decisões; treinamento do pensamento crítico; poder de análise de consequências; aumento da disciplina; responsabilidade das ações; habilidade de antecipação e aumento da velocidade de pensamento.
"As atividades não fazem parte da grade curricular, portanto, o estudante fica livre para escolher participar das aulas de Xadrez ou não", ressaltou Fernando.