A agropecuária, a indústria, o comércio e o turismo estarão em foco em Macaé durante os próximos quatro dias, após a abertura realizada há pouco pelo prefeito Riverton Mussi da Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, que foi reinaugurado, após passar por reforma geral. O prefeito também abriu a Feira da Indústria e Comércio (FIC), que reúne 178 estandes de mais de 150 expositores no pavilhão principal do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, em anexo ao parque.
A grande novidade apontada pelo prefeito da Expo Macaé 2006 é a troca de ingressos por alimentos e notas fiscais do comércio da cidade. “Os alimentos serão doados para entidades que prestam assistência a famílias carentes”, destacou o prefeito, ressaltando a parceria com as instituições comerciais e industriais da cidade na realização do evento. Cerca de 60 toneladas de alimentos foram arrecadados e 120 mil ingressos trocados.
Uma das atrações da Expo é a exposição de pequenos, médios e grandes animais que participarão de rodeios, concursos e provas. A concepção da nova Expo une um mix de atividades em agronegócio, entretenimento e feiras setoriais. Cerca de 200 eqüinos e bovinos estão chegando ao parque e a Fazendinha da Agrape (Fundação Agropecuária, de Abastecimento e Pesca de Macaé), que une pôneis, cisnes, patos e outros animais, já atraiu a garotada em menos de três horas de realização da Expo.
- Estamos intensificamos as políticas públicas para os setores de agropecuária e pesca em Macaé, com ações como a Patrulha Agrícola e a Estação de Rádio Costeira. Fizemos no Parque de Exposições uma grande reforma em toda a estrutura do local e estamos prontos para receber todos os visitantes – destacou o presidente da Agrape, Francisco Alves Machado, o Chico Machado.
O secretário de Governo, André Braga, destacou o mix de atrações que a Exposição vai oferecer gratuitamente para a população nos quatro dias de evento. “O novo formato da Expo agregou atividades e criou espaços alternativos como o bailão, boate, espaço de esporte radical, além de fornecer um espaço para o comércio local expor e vender seus produtos. O ingresso solidário foi outra novidade que cumpre a meta do governo que é propiciar desenvolvimento para todos”, comentou Braga.
PARCERIA - O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, ressaltou a parceria com todos os segmentos da indústria e do comércio da cidade. “O comércio, o turismo e a indústria de Macaé estão dentro da Expo. A Feira da Indústria e Comércio ocupa todo o pavilhão principal do Macaé Centro, onde a diversidade é a marca principal, com segmentos como confecção, automotivo, serviço de beleza, alimentos, espaço gourmet com reprodução da orla dos Cavaleiros, entre outras atrações”, pontuou Gurgel.
Segundo o presidente da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur), Paulo Longobardi Filho, o turismo em Macaé, com ênfase no ecoturismo, será um dos focos da Expo com apresentação de arvorismo, rapel, escalada, tirolesa, rafting, canoagem, entre outros esportes radicais. “O turismo de aventuras é uma vocação de Macaé e aqui na Expo vamos mostrar as potencialidades deste setor da cidade para fomentar a atividade e atrair mais turistas”, afirmou Longobardi, salientando a importância da presença dos jipes clubes da cidade e até de São Paulo, no evento.
O presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso, comentou que a população cobrava a gratuidade dos shows da Expo. “Nesta nova concepção da exposição, a troca dos ingressos por alimentos e notas fiscais agradou a população”, disse.
A maioria dos secretários municipais da administração direta e indireta participou do evento, além de vereadores, do vice-prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes dos Santos e representantes das instituições parcerias como a Cooperativa de Leite, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial (Acim), Rede Petro, Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria de Petróleo e Afins (Geps), entre outras.