logo

Prefeito anuncia implantação de projeto para atender 20 mil famílias

22/09/2005 19:13:26 - Jornalista: Janira Braga

Durante o seminário de Desenvolvimento Social, o prefeito Riverton Mussi anunciou a implantação para março do próximo ano de um programa de assistência social voltado para famílias de baixa renda que possuem crianças matriculadas na rede pública. Vinte mil famílias serão beneficiadas mensalmente com vales-compras no valor de R$ 30 para serem gastos no comércio local.

- Nosso quadro de assistentes sociais vai analisar os casos das famílias que mais precisam do projeto – informou Riverton, enumerando alguns projetos sociais desenvolvidos pela prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário.

Segundo o prefeito, duas unidades do Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia) fornecem abrigo para crianças e adolescentes de zero a 18 anos e trabalham com reinserção familiar. O Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos recupera dependentes químicos – somente neste ano, dois mil foram atendidos.

A prefeitura desenvolve atividades em dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em convênio com o governo federal; um núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com governos estadual e federal; duas unidades Pró-Vida Cidadã, que atendem 200 crianças com atividades fora do horário escolar. O Serviço de Apoio à Criança e ao Adolescente Vítima de Abuso e Exploração Sexual (Sentinela) com o governo federal fornece proteção contra abuso e violência sexual para criança e adolescente.

Outros projetos são: o Núcleo de Geração de Renda Familiar, que promove cursos de qualificação para famílias das crianças atendidas nos projetos sociais; Direito para Todos, com orientação jurídica; parcerias com o setor privado, como com a Empresa Sampling em curso de salvatagem; Casa dos Conselhos, que abriga conselhos municipais ligados à assistência social.

Em fase de implantação está o Armazém Popular, voltado para a reintegração na sociedade e no mercado de trabalho do portador de necessidades especiais. O Sistema de Orientação da Rede Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Sorria) é outro projeto que será lançado pela prefeitura para promover uma rede de atendimento.

O município ainda conta com o Conselho Tutelar; com o Cemitério Memorial Mirante da Igualdade, que possui índice de gratuidade de 61,7% e com duas unidades do Programa de Atenção Integral à Família (Paif). Já o Nova-Vida Cidadã e o Macaé Criança Cidadã beneficiam jovens de 15 a 17 anos. Mais uma assistência realizada pela prefeitura é para a terceira idade, com a promoção de atividades diversas para 13 grupos.

Além disso, a prefeitura contribui com uma subvenção de cerca de R$ 10 milhões anuais para mais de 30 entidades que prestam assistência social para diversos públicos, como idosos, portadores de necessidades especiais, crianças, entre outro