Foto: Robson Maia
A contrapartida do município no projeto é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto
O prefeito Riverton Mussi (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (24) o início para dezembro das obras de infraestrutura urbana do Complexo da Ajuda. Durante reunião com a presidente da associação de moradores do Planalto da Ajuda, Ana Paula Batista, no gabinete, Riverton explicou que a obra é uma parceria da prefeitura com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
O prefeito homologou a licitação das obras do Complexo da Ajuda, no valor de R$ 17 milhões. “O projeto prevê urbanização das ruas, construção de duas praças, creche, escola e um centro comunitário”, afirmou, acrescentando que as intervenções estão previstas para Planalto da Ajuda, Ajuda de Baixo e de Cima. “A obra começa em dezembro, após a ordem de serviço que acontece dia primeiro”, ressaltou.
De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Planalto da Ajuda, Ana Paula Batista, a obra de infraestrutura atende uma reivindicação antiga dos moradores. “As obras de urbanização são fundamentais para a qualidade de vida da população do Planalto da Ajuda. Ficamos muito felizes com o empenho da prefeitura nesta questão”, disse Ana Paula.
Segundo o prefeito, a contrapartida do município no projeto é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Avaliada em R$ 20 milhões, a ETE vai atender os bairros Complexo da Ajuda, Jardim Carioca, Jardim Esperança, Aeroporto, Vila Badejo, e toda a região.
O Complexo da Ajuda foi definido Zona Especial de Interesse Social (ZEI) por meio da Lei 141/2010. Cerca de 1,5 mil famílias serão beneficiadas com as obras de construção de rede de esgoto, drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água potável, urbanização de vias e do canal do Arrozal, contenção de encostas, regularização fundiária, trabalho técnico social, campo de futebol, playground, biblioteca, mirante e paisagismo.