logo

Prefeito assina com Firjan e Rede Petro carta de intenções

14/06/2011 20:54:57 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Para o prefeito, união da prefeitura, Petrobras, Firjan, Acim, Onip, IBP, SEBRAE e Rede Petro fortalecem o mercado de petróleo e gás de Macaé

O prefeito Riverton Mussi (PMDB), o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Raul Sanson e o coordenador executivo da Rede Petro Bacia de Campos, Christian Feitosa, assinaram nesta terça-feira (14), na Brasil Offshore, carta de intenções que visa apoiar o desenvolvimento da Rede Petro. A entidade promove e desenvolve bens, serviços e tecnologia na área da Bacia de Campos adequados às necessidades das empresas participantes da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.

- É importante a parceria da prefeitura com Petrobras, Firjan, Acim, Onip, IBP, SEBRAE e Rede Petro para fortalecer o mercado de petróleo e gás de Macaé e da Bacia de Campos, onde são produzidos 80% do petróleo nacional. Somos líderes em produção e ampliamos ações de fortalecimento da pequena, média e grande empresa – acentuou o prefeito.

Riverton acrescentou que a Petrobras apóia o empresariado local, dando fôlego à competitividade das empresas médias e pequenas. “E amanhã (quarta), vamos assinar com a Firjan termo de concessão de direito real de uso para a qualificação da mão-de-obra”, adiantou o prefeito, se referindo a mais uma assinatura que será promovida na Brasil Offshore, na quarta-feira, às 16 horas.

O gerente de contratação da UN-BC, Reinaldo Costa, comentou que a Petrobras participa desde o início da implantação da Rede Petro. “Trata-se de uma entidade importante para a cidade e as empresas”, definiu. Para o gerente regional de articulação do SEBRAE, Gilberto Soares, a carta de intenções representa a união de esforços para o fortalecimento de pequenas e médias empresas.

O sucesso da Rede Petro foi pontuado pelo presidente da Acim, Marcelo Reid. “É uma honra abrigar a Rede Petro e essa renovação será um sucesso por muitos anos”, disse. O vice-presidente da Firjan, Raul Sanson, observou a importância do trabalho em conjunto entre as entidades para o desenvolvimento econômico da cidade e das empresas.

Segundo o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, no início da gestão do prefeito, foi criada a Rede Petro, com apoio da Petrobras. “Hoje estamos renovando essa parceria que prevê a continuidade dos projetos da Rede Petro, que tem como prospecção negócios entre empresas macaenses e empresas de fora, com a prefeitura fornecendo apoio institucional”, detalhou.

Outro objetivo da Rede Petro é promover intercâmbio de informações, aproximar empresas da Bacia de Campos aos centros de pesquisa e estimular a formação de grupos de trabalho. Além disso, a Rede Petro contribui para a manutenção de liderança tecnológica do Brasil na exploração de petróleo, promove cursos e incentiva a qualificação.


Fotos Relacionadas