Foto: Robson Maia
Prefeito (de branco, ao centro) assinou mais um convênio com a Caixa que prevê a construção de residências na Ajuda
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), assinou nesta quarta-feira (26) convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de 128 unidades habitacionais no bairro da Ajuda pelo programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal. O convênio também é conjugado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que contempla a construção de toda a infraestrutura na área de mais de sete mil metros quadrados onde serão construídas as residências. O valor total do contrato assinado pela prefeitura e a CEF é de R$ 6.656.000,00.
Os imóveis – casas duplex e de um piso e apartamentos – são direcionados a famílias com renda de até três salários mínimos que morem em área de risco.
- A Caixa Econômica é um grande parceiro da prefeitura. O volume em parcerias que realizamos com o governo estadual e federal nestes oito anos, nunca foi visto antes neste município. Construímos e entregamos para à população, desde 2005, um total de 1152 unidades habitacionais, através de convênios como o PAR (Programa de Arrendamento Residencial), a Caixa, o Minha Casa, Minha Vida ou com recursos próprios. Na última sexta-feira conseguimos a liberação da presidente Dilma Rousseff (PT) para a construção em Macaé de 2.210 unidades habitacionais populares no valor de R$ 152,4 milhões. Queremos atender também dentro destes novos projetos os grupos da Terceira Idade, pacientes oncológicos e disponibilizar um novo Condomínio para Mulheres Chefes de Família – explicou o prefeito.
A parceria entre a Caixa Econômica Federal e a prefeitura foi formalizada, nesta quarta-feira, por meio de dois contratos: um prevê a construção de 86 unidades e, o outro, 42, no bairro da Ajuda. A área de 7.041,05 metros quadrados será dotada de toda a infraestrutura, via recursos do PAC, com instalação de rede de esgoto e de águas pluviais e pavimentação.
- Esperamos que o próximo governo dê continuidade a esses programas habitacionais que são voltados para a retirada de famílias que vivem em área de risco – completou Riverton Mussi.
Assinaram o convênio pela Caixa Econômica Federal, o diretor geral da agência Macaé, Jorge Martins e pela G-Fort Engenharia e Construções (empresa que atua pela primeira vez no município e que vai construir as unidades habitacionais) o sócio diretor, Jansen N. Fortunato. Participaram também o secretário de Governo, André Braga, o gerente de projetos e gerente municipal de convênios da prefeitura de Macaé, Vladimir Macedo, o vereador eleito Luciano Diniz (PT) e as gerentes de projeto do PAC, Dayse L. Diniz e Joelma Peres.
- Pude aprender muito também com a equipe de projetos da prefeitura. Macaé já é uma referência para os outros municípios: tudo o que a Caixa pede em termos de documentação, Macaé possui. Nesses três anos agradeço a força que Macaé deu e dá para a Caixa e estamos fechando com ‘chave de ouro’. Uma das grandes sacadas do Ministério do Planejamento foi juntar o PAC ao Minha Casa, Minha Vida – disse o gerente regional de governos da CEF, Paulo Zacarias.