Foto: Robson Maia
Prefeito quer agilidade da Cedae em resolver problema de falta d´água em bairros
O prefeito Riverton Mussi (PMDB) cobrou nesta sexta-feira (12) do presidente da Nova Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer, a melhoria definitiva do abastecimento de água do município, com prioridade para as áreas mais prejudicadas. Victer visitou Macaé, se encontrou com o prefeito em Glicério, na Região Serrana, e garantiu que até o final do ano, a Cedae vai disponibilizar a produção de 600 litros por segundo de água, contra os atuais 515 litros de água por segundo, dentro da primeira fase do projeto.
- Até o final de dezembro, vamos entregar o novo sistema de água que vai ampliar para 600 litros por segundo a produção. Já no final do projeto, até 2012, vamos passar para 800 litros por segundo de produção de água, ou seja, dos iniciais 320 litros por segundo produzidos no início dos governos Riverton e Sérgio Cabral, vamos passar para 800 litros, um aumento de 130% - garantiu o presidente da Cedae, citando que a obra será realizada em parceria com a prefeitura.
O prefeito Riverton foi taxativo quanto à urgência da solução do abastecimento de água. “Melhorar o abastecimento de água em Macaé deve ser vista como uma ação emergencial. Macaé precisa do abastecimento de água satisfatório e a população não pode esperar mais e por isso precisamos de agilidade, rapidez e plena dedicação da Cedae”, disse, categórico.
Segundo o superintendente da Cedae Macaé, Fernando Arruda, na primeira fase será feita na captação, a recuperação dos blocos de ancoragem; a Estação Elevatória de Água Bruta Baixo Recalque, com aquisição e instalação de dois conjuntos motor-bomba; início da operação da segunda etapa da duplicação da adutora de água bruta. Além disso, ele citou que será feita a utilização plena do reservatório de cinco mil metros cúbicos do Morro Santa Mônica. “Até o final do ano, está garantida a produção de 600 litros por segundo de água e na segunda fase, vamos chegar a 800 litros por segundo”, frisou Arruda.
Na segunda fase, de acordo com o presidente da Cedae e com o superintendente da Cedae Macaé, o objetivo é chegar a 800 litros por segundo com a ampliação das elevatórias de água bruta de baixo recalque e alto recalque; duplicação da adutora de água bruta entre o stand-pipe e a Estação de Tratamento de Água, com três mil metros de tubos de diâmetro de 600 milímetros.
Além disso, segundo os dirigentes da Cedae, será feita a ampliação da Estação Elevatória de Água Tratada, instalação de módulos tubulares no decantador, adequação do leito filtrante seis com a utilização de antracito (dupla camada) e construção de mais um filtro; construção do novo floculador; implantação do sistema de tratamento de iodo da ETA e construção do sistema de confinamento de cloro.
- Viemos apresentar para o prefeito Riverton o conjunto de obras que estamos finalizando para implementar em Macaé, inclusive atendendo uma demanda antiga do prefeito que é a questão da ampliação da oferta de água para a região do Lagomar e da zona industrial. Tanto o extremo norte quanto o extremo sul estão no pacote que estamos apresentando para o prefeito – informou Wagner Victer.
O secretário de Governo, André Braga e o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, participaram da reunião. O secretário de Governo, André Braga, pontuou a necessidade da melhoria no abastecimento de água na região do Lagomar, onde a prefeitura investiu cerca de R$ 40 milhões em obras de infraestrutura. “Toda a parte de urbanismo no Lagomar melhorou com as redes de água pluvial, de esgoto e pavimentação. A população, no entanto, sofre com a falta da água e é em cima desse atendimento à população que estamos buscando”, analisou Braga.
Na segunda fase o projeto vai atender a região do Lagomar, além de Bela Vista, Direcional, Águas Maravilhosas, SPINS, Complexo da Ajuda, Loteamento Ribeiro Alvim, Itaparica, Santo Amaro, Vale Verde, Residencial Lago Dourado, Loteamento RAK, Residencial Brisa do Vale, Jurumirn e prolongamento Jurumirin. A segunda fase, citada por Victer e Arruda, termina em 2012.
O presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Marcos Túlio, o secretário de Controle Interno, Widelmo Natalino, a subsecretária de Urbanismo, Alessandra Aguiar, o diretor técnico da Cedae, Luciano Diniz e o Diretor do Interior da Cedae, Heleno Silva, também participaram da reunião.