Foto: Robson Maia
Gramado passa por processo de aeração e adubação
Depois de sediar jogos do Campeonato Carioca, agora é a hora do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, reinaugurado pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) no ano passado, receber partidas do disputado Campeonato Brasileiro da Série A, o Brasileirão. E o primeiro jogo já está marcado: será Flamengo x Avaí, na primeira rodada, no sábado (21), às 18h30min. Para conferir a preparação do estádio para o Brasileirão, Riverton esteve no local no início da noite de quinta-feira (12).
- Disponibilizamos o estádio para a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para abrigar jogos do Campeonato Carioca, e agora mostramos o potencial do local para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aprovou as instalações. Os jogos trazem visibilidade da estrutura do município, além de fomentar o turismo e a rede de serviços – comentou o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Obras, Tadeu Campos, do diretor do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, Jocimar Gomes e do administrador Rômulo Miranda.
O diretor do estádio, Jocimar Gomes, informou que na quinta-feira (19) será promovida a pré-inauguração do gramado, em um encontro com imprensa e convidados, mas sem o uso do gramado. “E no sábado, dia 21, o estádio estará com todos os detalhes prontos para o jogo do Flamengo”, ressaltou.
O campo está passando por um processo com maquinário que perfura o gramado para colocação de areia, e em seguida, receber o rolo e a adubação. Os objetivos das intervenções são o aumento da infiltração de água, melhorando a drenagem do campo; contribuir para a eficiência da irrigação; aumentar o volume de trocas gasosas; estimular o maior crescimento de raízes; melhorar a eficiência de absorção dos nutrientes e as condições físicas para o desenvolvimento das raízes da grama. Com a grama mais forte e sadia, caso ocorra a incidência de pragas ou doenças, a recuperação será mais rápida.
Além do gramado, o estádio está recebendo a colocação de cadeiras que eram do Maracanã e foram doadas pelo Governo do Estado. No início do mês, o diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elísio, inspecionou o Estádio. A vistoria fez parte das exigências para o preenchimento dos requisitos estabelecidos pela entidade para que o Cláudio Moacyr fosse credenciado a ser utilizado no Brasileirão.
Inaugurado em cinco de agosto de 2010, o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, possui trinta mil metros quadrados, campo oficial de futebol, de 110 metros de comprimento por 68 metros de largura; duas bilheterias e duas entradas; espaço para 180 convidados; placar eletrônico, acessibilidade para cadeirantes; iluminação com 172 refletores de dois mil watts cada, três arquibancadas.
A iluminação foi projetada baseada nas exigências de transmissão de tevês e outro detalhe é o alambrado em policarbonato, de alta resistência e transparência. O projeto prevê a construção de um estacionamento para 2,5 mil veículos perto do Batalhão. Já a cobertura foi construída em estrutura metálica apoiada em pilares de concreto, feito com estaca-raiz calculada para agüentar possíveis vendavais.