logo

Prefeito conversa com Ministro da Saúde para transformar HPM em Hospital Regional

04/02/2011 13:57:25 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (esquerda), o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, no evento de entrega de ambulâncias no Rio

RIO - A preocupação em manter a qualidade nos 15 mil atendimentos mensais do Hospital Público Municipal (HPM) fez com o que o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), conversasse nesta sexta-feira (4) com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que o HPM se transforme em um Hospital Regional. O mesmo assunto foi tratado entre o prefeito, o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes e o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Cardoso.

O encontro foi realizado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio, onde o prefeito recebeu uma ambulância para Macaé, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Christino Áureo (PMN).

- A prefeitura de Macaé investe neste ano R$ 130 milhões do seu orçamento para a manutenção do HPM, e 30% dos atendimentos são de pacientes de fora do município. Nosso objetivo é garantir a excelente qualidade nos diversos atendimentos prestados e por isso, começamos a pensar no HPM em um Hospital Regional, com verba dos governos federal e estadual – pontuou o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, é importante o HPM mudar o seu perfil para regional porque hoje, todos os atendimentos de baixa, média e alta complexidade são destinados para os pacientes, independente da origem. “Temos 17 especialidades médicas de plantão, algumas com mais um médico, como nas áreas de anestesia, clínica, pediatria, neurocirurgia. Atendimentos de ortopedia, tomografia, ressonância magnética, cirurgia vascular, entre outras, são disponibilizados com excelência e tudo isso demanda uma despesa alta”, acrescentou.

Durante o discurso do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no evento da entrega das ambulâncias para municípios do Estado, o representante da presidente Dilma Rousseff (PT) reafirmou seu compromisso para construir com municípios e prefeitos a ideia da regionalização. “Pensamos nas necessidades e demandas de cada uma das regiões dentro da parceria entre Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde e municípios, para enfrentar os desafios do Estado do Rio de Janeiro”, disse.

Já o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, avaliou que a proposta de transformar o HPM oficialmente em um Hospital Regional tem que ser estudada. “Conheço o HPM, que é um ótimo hospital e o assunto deve ser discutido”, observou.

Parceria entre poderes garante ambulância para a rede

Na segunda-feira (7), a ambulância que chega a Macaé nesta sexta-feira (4) começa a atuar na rede de saúde municipal. “A emenda legislativa foi atendida, o governador Sérgio Cabral sempre procurou valorizar as emendas parlamentares e fico muito feliz com essa iniciativa”, comentou o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão. A ambulância, solicitada por emenda parlamentar do deputado Christino Áureo, entrou no orçamento do estado.

- Essa é mais uma parceria, que beneficia Macaé, com o governador Sérgio Cabral e o deputado estadual Christino Áureo. Firmamos diversos projetos importantes com o Estado, como a cessão da área para a Unidade de Emergências Pediátricas, a Unidade de Pronto-Atendimento da Barra, a Delegacia Legal, o convênio para a emissão de licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte, o recapeamento asfáltico da região serrana e a construção, em andamento, da segunda UPA, no Lagomar – ressaltou o prefeito Riverton.

O deputado Christino Áureo analisou que a nova ambulância vai compor a rede e promover a integração das unidades de saúde de Macaé. “Das minhas intervenções como deputado, grande parte é na área de saúde. Essa emenda contemplou Macaé, Quissamã e Carapebus e beneficiará em breve outros municípios da região para que tenhamos uma boa rede articulada de movimentação de pacientes de acordo com seu grau de complexidade”, destacou.

Christino, que voltou para o Executivo do Governo do Estado ocupando o cargo de secretário de Agricultura, ratificou a importância da parceria entre o estado e o município. “Como é o caso das duas UPAs. Essas unidades fornecem a condição de Macaé fazer o pronto-atendimento e o atendimento de média e alta complexidade para uma população que não é só da cidade. Equipar a cidade com UPAs faz com que o HPM e outras unidades hospitalares se dediquem para aquilo que elas são construídas, para cuidar de casos de maior complexidade, casos que exigem internação prolongada”, avaliou.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, informou que a ambulância integra a rede e será usada para a transferência de pacientes entre unidades de saúde. “Hoje, a rede municipal de saúde é integrada, a secretaria e o HPM andam juntos, o atendimento no HPM é uma referência para a região e a demanda cresce a cada dia. Os recursos têm que ser constantemente ampliados para a manutenção dos serviços e as parcerias nos ajudam a garantir os trabalhos”, frisou Cardoso.


Fotos Relacionadas