Foto: Robson Maia
Prefeito: ´Agraciados com título de mérito e de cidadania macaense são o destaque da sessão solene´
A vigésima-terceira sessão solene Legislativa em comemoração ao aniversário de Macaé que o prefeito Riverton Mussi participa – nesta sexta-feira (29), no Macaé Centro - marcou a visão administrativa do chefe do Executivo. Riverton defendeu a parceria entre os governos municipal, estadual e federal para a realização de projetos que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico de Macaé e garantiu que, onde houver parceiro para o bem da cidade, ele estará.
- Inauguramos nesta semana o Centro de Operações do Batalhão de Polícia Militar, que faz parte do Sistema de Monitoramento e é uma parceria com a Petrobras, por meio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região, o Prodesmar; o governo do estado e a União, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci – citou o prefeito.
Os cerca de R$ 200 milhões firmados em convênios diversos com o governo federal foram comentados pelo prefeito. “Já com o governo estadual, vamos entregar em setembro a segunda UPA, no Lagomar e o recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168”, destacou.
Riverton Mussi, que nos anos anteriores participou das sessões como secretário municipal, vereador de oposição, vereador líder de governo, líder de partido, vice-presidente da Casa, presidente, e nos últimos seis anos como prefeito, ressaltou que em todas as sessões de aniversário da cidade, o mais importante é o agraciado. “Vocês estão recebendo uma nova certidão de nascimento”, disse para os homenageados.
Os vereadores Carlos Emir, Lúcio Mauro, Danilo Funke, Antônio Franco, Luiz Fernando Borba, Julinho do Aeroporto, George Jardim, Jorge de Jesus, Igor Sardinha e Paulo Antunes entregaram títulos de mérito e cidadania macaense. O deputado estadual e secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, representou o governador Sérgio Cabral na sessão, que teve a presença do juiz de direito Sandro Lontra e dos também deputados estaduais Felipe Peixoto e André Lazaroni.
O presidente da Câmara, Paulo Antunes, coordenou os trabalhos da mesa e frisou a importância da sessão solene para o município, além das obras e investimentos que marcam mais um aniversário de Macaé. “Temos cerca de 500 lugares no auditório, que está lotado, assim como o desfile cívico. Outra ação importante deste aniversário foi o Planejando Macaé, que se o sucessor der continuidade, fará uma cidade bem melhor”, opinou.
Os projetos realizados em conjunto pela prefeitura com o governo do estado foram assinalados pelo representante do governador, secretário de Estado Christino Áureo. “A parceria com o estado trouxe um conjunto de benefícios para Macaé. O governador teve a capacidade de unir o Rio com o presidente Lula e dar continuidade com Dilma, o que mostra a importância dos projetos realizados em conjunto”, avaliou.
De acordo com o secretário de Governo, André Braga, o lançamento do Planejando Macaé na quinta-feira mostra o conceito de desenvolvimento urbanístico e social que o governo implanta na cidade. As obras fazem parte do conceito elaborado por técnicos da prefeitura e a equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner que visa promover um conjunto de ações para o crescimento ordenado do município.
A solenidade de lançamento foi realizada na noite de quinta-feira (28) na Cidade Universitária, onde foram assinados o contrato e a ordem de serviços de projetos como a urbanização da Rodovia Amaral Peixoto entre o trevo da Praia Campista e a Cancela Preta; a urbanização da orla de Imbetiba; a complementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa, com adequação e urbanismo do entorno; recuperação e pavimentação da estrada da Virgem Santa e da estrada do Imburo, entre outras.