logo

Prefeito defende preservação ambiental da Região Serrana

27/07/2010 15:56:10 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Oito homens do Grupamento Ambiental vão atuar na Gerência de Proteção Ambiental para coibir caça e pesca predatória e trabalhar a conscientização ambiental

CACHOEIRAS DE MACAÉ – A preservação ambiental do distrito de Cachoeiras de Macaé, que possui farto manancial hídrico e espécies da fauna e flora específicas da mata atlântica, foi defendida nesta terça-feira (27) pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), durante inauguração do Posto Avançado da Guarda Ambiental. Os secretários de Serviços Públicos, George Jardim e Ordem Pública, Antônio Franco, representantes do distrito, destacaram que a Gerência de Proteção Ambiental - ligada à secretaria de Ordem Pública - inaugurada na Bicuda Pequena, visa conscientizar e ordenar o uso da natureza.

- Temos a preocupação em preservar as riquezas naturais dos distritos; não queremos multar ninguém, mas sim oferecer uma proteção ambiental para a Região Serrana e servir de ponto de segurança para a comunidade – afirmou o prefeito, acrescentando que o objetivo futuro é realizar uma parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para implantar um DPO para a região das Cachoeiras de Macaé, e dar mais segurança para os moradores.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Antônio Franco, a implantação da Gerência de Proteção Ambiental visa coibir a caça predatória, trabalhar a educação ambiental e manter a beleza natural do distrito de Cachoeiras de Macaé. “O grupamento vai orientar o acesso das pessoas. Temos uma Guarda Municipal preparada para enfrentar adversidades e um grupo de oito homens que vai atuar na Gerência de Proteção Ambiental”, detalhou, lembrando que ele nasceu em Serro Frio, localidade do distrito, e junto com o prefeito e o secretário de Serviços Públicos, atua a favor da comunidade local.

O prefeito Riverton informou que até o final do mandato, o governo municipal vai asfaltar o acesso para o distrito de Cachoeiras de Macaé. Já em um prazo curto, o distrito será atendido por meio de microônibus dentro do Sistema Integrado de Transportes (SIT). “Com a Gerência de Proteção Ambiental, vemos como a atuação da Guarda Municipal expandiu, também pela Guarda Marítima, Guarda Aérea, uso de cães e cavalaria. O trabalho da Guarda Municipal de Macaé já virou uma referência nacional”, analisou.

Por ser rota para o distrito do Sana, segundo o secretário de Ordem Pública, Antonio Franco, onde já foram registrados alguns delitos, o acompanhamento da passagem de pessoas é fundamental nas Cachoeiras de Macaé. “Queremos proteger o meio ambiente e também a população local, formada por pessoas trabalhadoras e do bem”, disse.

George Jardim comentou que a Gerência de Proteção Ambiental tem a responsabilidade de conscientizar e explicar aos visitantes de que desordenar é prejudicial à natureza. “Daqui saem o oxigênio e a água, essenciais para a vida de todos nós. A Guarda Ambiental é importante para proteger o verde, as nascentes, dar assistência e conscientizar para o não desmatamento. Queremos inibir a caça, a pesca e trabalhar para que as nascentes não acabem, além de informar o turista como ele deve proceder na região, seguindo as lei ambientais”, destacou.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, um dos projetos é implantar um portal no distrito de Cachoeiras de Macaé, que também vai inibir a desordem no local. “Temos uma riqueza hídrica na região, como os rios Sana e Francisco Dias e o córrego do Salto, que deságuam no Rio Macaé. Ou seja, a preservação do Rio Macaé depende também do ecossistema da Serra. O potencial turístico é expressivo nas Cachoeiras de Macaé, com as belezas naturais e o turismo de aventura, como vôo de parapente. O turismo é importante, desde que seja ordenado”, pontuou.

A cerimônia de inauguração da Gerência de Proteção Ambiental contou com a presença do grupamento ambiental da Guarda Municipal, secretários, subsecretários, os vereadores Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto e Teodomiro Bittencourt, o Mirinho, o pastor Marcílio - que fez uma oração para o trabalho que será realizado - entre outros. A solenidade contou também com a execução dos hinos nacional e de Macaé e o hasteamento das duas bandeiras, além da bandeira do Estado do Rio de Janeiro.


Fotos Relacionadas