logo

Prefeito destaca geração de 140 mil empregos em três anos

26/10/2011 08:36:23 - Jornalista: Janira Braga com Samanta Fernandes

Foto: Robson Maia

Meta é chegar a 70 mil empregos com carteira assinada em 2011

Nos últimos três anos, a prefeitura de Macaé, por meio das ações desenvolvidas pela secretaria de Trabalho e Renda, foi o elo de 140 mil trabalhadores com empresas privadas. Hoje, esses profissionais possuem carteira assinada e engrossam a estatística que fez Macaé alcançar o prêmio "Prefeito Amigo do Emprego 2011", concedido pelo Centro Brasileiro de Informação e Marketing Empresarial (Cebraime) para cidades que se destacaram na geração de emprego e renda no Brasil neste ano.

No mês de agosto, Macaé ficou em segundo lugar no Estado do Rio de Janeiro em geração de emprego e em 17ª posição no ranking brasileiro, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. “Desde que assumimos a prefeitura, uma das prioridades foi a qualificação da mão-de-obra local, o que fazemos em diversos projetos e cursos. Buscamos inserir o cidadão no cenário de desenvolvimento econômico de Macaé e preparar o munícipe para o mercado de trabalho é um dos nossos objetivos”, afirmou o prefeito.

Os cursos oferecidos pela secretaria de Trabalho e Renda, Cetep, Cidade Universitária foram citados pelo prefeito. “Segundo dados do Ministério do Trabalho, 47.175 pessoas conseguiram emprego com carteira assinada em Macaé de janeiro a setembro deste ano, nas áreas de petróleo e gás, comércio, serviços, pecuária, indústria da transformação e construção civil. Hoje a prefeitura é o elo do trabalhador com a iniciativa privada, possui um vasto cadastro de profissionais de todas as áreas e está disponível para atender o empregador que procura mão-de-obra qualificada, além de preparar o profissional para conseguir a vaga”, destacou Riverton.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, que recebeu o prêmio na semana passada, em Curitiba, representando o prefeito, no II Encontro Nacional de Empregabilidade, o objetivo é atingir a meta de 70 mil empregos gerados neste ano. “Para chegarmos à meta, investimos na qualificação profissional gratuita de qualidade, além de facilitarmos o acesso dos trabalhadores aos processos seletivos para diagnosticar em que podemos ajudar o trabalhador na obtenção daquele emprego”, disse.

A secretaria de Trabalho e Renda também realiza orientação profissional, cadastro para curso de qualificação e palestras, encaminhamento para vagas de cursos e palestras, e por meio de parcerias, promove emissão de carteira de trabalho, identidade e CPF.


Fotos Relacionadas